Entretenimento

Instituição dos EUA critica Netflix pelo filme “Casa de Dinamite”; entenda

O novo filme da Netflix, “Casa de Dinamite", foi criticado pelo Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos EUA; saiba o porquê  |  Foto: Divulgação/Netflix.

Publicado em 28/10/2025, às 14h09   Foto: Divulgação/Netflix.   Bianca Novais

Lançado na última sexta-feira (24), o novo thriller da Netflix, “Casa de Dinamite”, provocou uma reação inesperada do Pentágono.

Segundo o Terra, a Bloomberg conseguiu acesso a documentos onde o Departamento de Defesa dos Estados Unidos contesta a forma como o filme retrata o sistema de defesa antimísseis do país, classificando o enredo como “incompatível com a realidade”.

"Casa de Dinamite" está disponível na Netflix desde 24 de outubro. Foto: Divulgação/Netflix.

Qual é a história de “Casa de Dinamite"?

O longa-metragem da premiada cineasta Kathryn Bigelow acompanha os últimos 18 minutos após o lançamento de um míssil não identificado em direção aos EUA.

A narrativa se divide entre os três setores do governo que tentam descobrir a origem do ataque e definir uma resposta adequada antes do impacto letal.

O elenco conta com Idris Elba, Rebecca Ferguson, Jason Clarke e Jared Harris, que interpreta o secretário de Defesa Reid Baker.

Pentágono: “Casa de Dinamite” é “imprecisa”

No documento da Agência de Defesa de Mísseis (MDA) é relatado que o principal incômodo se refere à cena em que os interceptadores falham ao atingir o alvo.

“Compreendemos que o objetivo é o entretenimento, mas testes reais contam uma história muito diferente”, diz a nota.

O órgão explica ainda que, na realidade, os testes apresentam “taxa de precisão de 100% há mais de uma década”, ao contrário da estimativa de 50% mostrada no filme.

Bigelow, vencedora do Oscar por “Guerra ao Terror” (2008), foi em defesa de sua equipe de produção e disse que a pesquisa teve muito rigor técnico.

Em entrevista coletiva antes da estreia de “Casa de Dinamite”, ela afirmou que trabalhou com consultores ligados ao Pentágono e à CIA para garantir a autenticidade da história: “A gente não filmava nada sem confirmar que estava relativamente preciso”.

Já o roteirista Noah Oppenheim não levou as críticas para o coração e apontou o lado positivo das críticas.

Em entrevista à MSNBC, ele defendeu que a polêmica cumpre o propósito do longa: “Se o Pentágono quer debater a eficácia do sistema de defesa, é exatamente essa a conversa que queremos ter”.

Classificação Indicativa: Livre


TagsNetflixEUACasa de dinamitepentágono

Leia também


“Casa de Dinamite”: 6 fatos bombásticos sobre o filme da Netflix


Netflix: saiba qual é o filme entre os mais assistidos há 100 dias