Entretenimento
Publicado em 29/07/2025, às 09h54 Reprodução/ Voa Brasil Gabriela Teodoro Cruz
O programa Voa Brasil tem como proposta democratizar o acesso ao transporte aéreo no país.
A ideia é simples: vender passagens com preços acessíveis para grupos específicos da população, começando pelos aposentados do INSS que não viajaram de avião nos últimos 12 meses.Com bilhetes a R$ 200 por trecho, a iniciativa busca preencher assentos ociosos em voos de baixa temporada, ao mesmo tempo em que estimula o turismo interno.
Na primeira fase, apenas aposentados pelo INSS que não embarcaram em voos nos últimos 12 meses estão aptos a participar. Também é necessário ter uma conta gov.br com nível prata ou ouro para conseguir comprar os bilhetes.
Cada beneficiário tem direito a adquirir duas passagens aéreas por ano, com destino nacional e para datas fora da alta temporada. O valor promocional de R$ 200 não inclui a taxa de embarque, que deve ser paga à parte.
O Voa Brasil opera exclusivamente pela internet, através do site oficial do programa. As passagens são disponibilizadas por companhias aéreas parceiras como Azul, Gol, LATAM e Voepass que definem os trechos e assentos com base na ocupação dos voos.
Veja o passo a passo para acessar o programa:
Acesse o site https://voabrasil.sistema.gov.br.
Clique em “Entrar com o gov.br”.
Faça o login com a sua conta (nível prata ou ouro).
Aceite os termos de uso.
Pronto! Você poderá buscar as passagens disponíveis.
O site já recebeu mais de 150 mil acessos. Os destinos mais populares foram São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife e Salvador, com destaque para a região Sudeste (45% dos voos) e Nordeste (40%).
O Ministério de Portos e Aeroportos informou que a segunda fase do Voa Brasil deve ser lançada no primeiro semestre de 2025, com ampliação do público-alvo. Estudantes do ProUni e Pronatec devem ser os próximos beneficiários da iniciativa.