Entretenimento
Publicado em 26/11/2025, às 13h59 Foto: divulgação/Netflix Ana Caroline Alves
Antes de se tornar um fenômeno mundial com aventura juvenil e classificação indicativa para maiores de 16 anos, Stranger Things foi pensada para ser uma produção muito mais sombria e voltada exclusivamente para adultos. A revelação foi feita pelos criadores da série, Matt e Ross Duffer, em entrevista ao Vulture, onde explicaram que o conceito inicial era bem diferente do que chegou à Netflix.
Segundo os irmãos Duffer, a versão inicial apresentava uma Eleven bem distante da personagem sensível e vulnerável que o público conhece. Seus poderes eram usados de forma extremamente violenta e, em vez de cenas emotivas, ela protagonizaria momentos de brutalidade explícita.
“Ela estava matando pessoas e brutalmente, assassinando-as" contaram os produtores, afirmando que o piloto original continha sequências pesadas o suficiente para garantir classificação adulta, segundo informações do Jovem Nerd.
O tom geral da série também seguia essa linha. A personagem de Winona Ryder, Joyce Byers, por exemplo, teria um comportamento mais explosivo e faria uso constante de xingamentos.
Para os Duffer, embora o material fosse impactante, o excesso não contribuía para o que eles queriam contar. A decisão de suavizar esses elementos, segundo eles, não comprometeu a narrativa, na verdade, abriu caminho para que Stranger Things encontrasse seu equilíbrio entre suspense, emoção e aventura.
A temporada de estreia, lançada em 2016, se passa na pequena e aparentemente tranquila cidade de Hawkins, em Indiana. O desaparecimento repentino Will Byers desencadeia uma investigação cheia de mistérios, conduzida por sua mãe, Joyce, e pelo xerife Jim Hopper.
A combinação de terror, referências aos anos 1980, amizade e aventura rapidamente conquistou fãs ao redor do mundo. O sucesso provou que a mudança de tom não apenas ampliou o alcance da série, como a transformou em um dos maiores fenômenos da cultura pop moderna.
As primeiras quatro temporadas de Stranger Things estão disponíveis na Netflix, e a quinta estreia hoje (26) às 22h no streaming, iniciando o primeiro volume que finaliza à história.
Vecna em “Stranger Things”: relembre a origem, ascensão e papel do vilão antes da temporada final
“Pluribus”: quando estreia o 6º episódio na Apple TV?