Entretenimento

Vecna em “Stranger Things”: relembre a origem, ascensão e papel do vilão antes da temporada final

Foto: divulgação/Netflix
Da infância de Henry Creel ao monstro do Mundo Invertido, relembre a trajetória do maior antagonista da série da Netflix  |   BNews SP - Divulgação Foto: divulgação/Netflix
Ana Caroline Alves

por Ana Caroline Alves

[email protected]

Publicado em 26/11/2025, às 12h38



Stranger Things finalmente estreia hoje (26) sua última temporada, e o passado de Vecna, vilão apresentado na quarta temporada, ganha ainda mais importância. Para compreender seu plano final e sua ligação com Hawkins, é essencial relembrar sua transformação, desde o menino Henry Creel até o ser mais poderoso do Mundo Invertido.

Como tudo começou

Henry Creel nasceu entre os anos 1940 e 1950 e desde pequeno apresentava comportamentos que fugiam do comum, até que um dia ele retornou para casa com habilidades psíquicas e atitudes cada vez mais estranhas. Quando a família se mudou para Hawkins, em 1959, Henry passou a manipular objetos, lembranças e emoções, primeiro de animais e, depois, das pessoas ao seu redor.

Foi nesse período que ocorreu o massacre que marcou a história dos Creel. Henry assassinou a mãe e a irmã, usando seus poderes para distorcer corpos e destruir os olhos das vítimas. O pai, Victor Creel, escapou por pouco graças a uma música que quebrava o domínio mental do filho.

Exausto, Henry entrou em coma, o que permitiu que o Dr. Martin Brenner encenasse sua morte e o levasse ao Laboratório de Hawkins, onde se tornou o primeiro experimento 001. Ali, Brenner bloqueou suas habilidades com um dispositivo e o estudou por anos, segundo informações da Legião dos Heróis.

stranger things
Divulgação: Netflix

O nascimento de Vecna

Em 1979, Henry convenceu Onze, ainda criança, a remover o dispositivo. Livre novamente, ele assassinou funcionários e quase todas as crianças do laboratório. Ao tentar fazer com que Onze se juntasse a ele, e ajudar com sua visão de “purificação” da humanidade, enfrentou resistência. O confronto terminou com Onze abrindo uma fenda e o lançando para outra dimensão.

O ambiente do Mundo Invertido deformou seu corpo e intensificou suas habilidades. Henry encontrou uma massa de partículas que moldou seu corpo segundo sua obsessão infantil por aranhas, dando origem ao monstro conhecido como Devorador de Mentes, então ele passou a comandar todas as criaturas daquele universo.

Décadas depois, em 1986, Vecna retorna para abrir portais através de assassinatos psíquicos de jovens emocionalmente vulneráveis, buscando finalmente unir as duas dimensões, mas percebe que não será tão fácil, mesmo ferido, ele sobrevive. Will Byers é o primeiro a perceber: Vecna ainda está lá, e se prepara para o golpe final.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp