Entretenimento
Publicado em 08/10/2025, às 17h03 Reprodução Google Maps Bianca Rossi
A Rua Leonardo Roitman, cuja grafia é idêntica à do nome do filho da vilã Odete Roitman (interpretada por Débora Bloch) na novela Vale Tudo, não tem qualquer relação com o personagem fictício.
A coincidência inusitada vem chamando a atenção de internautas e acabou viralizando nas redes sociais, especialmente entre os fãs da trama.
O nome da via é, na verdade, uma homenagem a um militante sindical que teve papel importante na história política do país — e que, por coincidência, se chama exatamente como o personagem da novela, como relata o Terra.
Leonardo Roitman nasceu em 1917 e foi uma figura de destaque entre os trabalhadores portuários de Santos. Atuou como presidente do Sindicato dos Empregados na Administração dos Serviços Portuários (Sindaport), defendendo melhores condições de trabalho e direitos trabalhistas.
Em 1945, ainda como presidente do Sindaport, Roitman se filiou ao Partido Comunista Brasileiro (PCB). Como o PCB estava impedido de disputar eleições durante o governo de Eurico Gaspar Dutra, ele concorreu e foi eleito vereador pelo Partido Social Trabalhista (PST), representando a classe operária.
Na ficção, Leonardo Roitman é o filho da poderosa e temida Odete Roitman. Na versão original de 1988, o personagem morre em um acidente de carro. Já no remake de 2025, a história ganhou uma reviravolta: Leonardo sobrevive ao acidente, mas fica com sequelas — e é mantido em segredo pela mãe, que forja sua morte e culpa a filha, Heleninha.
"Vale Tudo": o que acontece com Tiago no final da novela na versão original?
Odete Roitman está viva? Cena de "Vale Tudo" cria teorias entre os fãs da novela