Entretenimento
Publicado em 19/05/2025, às 15h30 Foto: Pexels Redação
O chá-verde é conhecido principalmente por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Ajuda a promover o crescimento de bactérias benéficas no intestino, contribuindo para um microbioma mais saudável.
Extraído da planta Camellia sinensis, a infusão do chá-verde acelera o metabolismo e auxilia na queima de gordura, ainda mais omado a rotina de exercícios. Há também benefícios para a redução dos níveis de colesterol LDL (conhecido como colesterol ruim).
De acordo com o Métrople, o consumo regular da bebida está associado à menor incidência de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.
Segundo o nutricionista Fernando Castro, que atua em Brasília e ouvido pelo Métropole, os benefícios estão principalmente nos compostos bioativos presentes na bebida.
“O chá-verde tem compostos bioativos, principalmente as catequinas, como a epigalocatequina galato (EGCG), que atuam como antioxidantes e anti-inflamatórios naturais. Eles ajudam a reduzir a inflamação sistêmica, o que é especialmente útil em pacientes com doenças crônicas ou metabólicas”, afirma.
Para obter os benefícios do chá-verde sem exageros, o ideal é moderação. “Recomendo de 2 a 3 xícaras por dia, sempre observando a tolerância individual. Para quem é mais sensível à cafeína, oriento consumir até o meio da tarde”, diz Fernando.
Atriz é atropelada por manobrista com o próprio carro em restaurante de SP; entenda o caso
Tem moeda de 1 real guardada? Alerta do Banco Central pode te interessar