Negócios
por Marcela Guimarães
Publicado em 19/05/2025, às 12h06
Muitos brasileiros podem estar guardando grandes tesouros sem saber. Um recente comunicado dado pelo Banco Central destacou uma moeda de 1 real de 1998 que, embora pareça comum, pode valer uma pequena fortuna no universo de quem coleciona.
A moeda de 1 real em questão pertence a uma variante especial e rara, identificada por um pequeno “P” ao lado da data de fabricação, um detalhe quase imperceptível para os desatentos, mas extremamente valorizado na numismática.
A marca indica que a moeda é uma “prova”, ou seja, um exemplar produzido para testes, e não para circulação. Por serem limitadas, essas relíquias acabaram virando itens importantes para os colecionadores e podem chegar a preços elevados, principalmente se estiverem em bom estado.
Sobre seu estilo, a moeda mantém o modelo tradicional da época, com um anel externo dourado e o centro prateado. De um lado, é possível ver o número “1” e o ano de emissão; do outro, a efígie da República e o nome “Brasil”. Entretanto, o que realmente faz a peça ser diferenciada é a discreta letra “P”.
Quem encontrar a moeda de 1 real com essas características deve procurar a avaliação de um especialista para verificar sua autenticidade e o possível valor de mercado.
Classificação Indicativa: Livre