Entretenimento

"Stranger Things": entenda o final do Volume 1 da 5ª temporada

Reviravoltas, revelações sobre poderes, retorno de personagens esquecidos e novos riscos marcam a primeira metade da última temporada da série da Netflix.  |  Foto: Divulgação/Reprodução

Publicado em 27/11/2025, às 11h00   Foto: Divulgação/Reprodução   Érica Sena

O primeiro Volume da quinta temporada de Stranger Things chega abrindo caminho para o desfecho da história com revelações que reorganizam todo o tabuleiro.

Após as fendas abertas por Vecna devastarem Hawkins no final da quarta temporada, a trama avança 18 meses e reencontra os personagens concentrados em um único objetivo: impedir o avanço do vilão antes que ele conclua seu plano de dominação.

Enquanto Eleven segue treinando seus poderes para uma nova ofensiva, o grupo se divide na busca por Holly, capturada por um Demogorgon.

A incursão de El no Mundo Invertido não só a leva ao reencontro com Hopper, como também expõe segredos mantidos por Dr. Kay e pelos militares, que operam silenciosamente dentro do portal, como citado pelo site O Tempo.

Will surpreende e ganha papel central na batalha final

A maior reviravolta do Volume 1 gira em torno de Will, que demonstra a habilidade de replicar os poderes de Vecna. Seus olhos se tornam brancos e ele usa a mente para deter três Demogorgons em locais distintos, um ato que salva parte do grupo e muda completamente as possibilidades da temporada.

O sangramento nasal após o uso das habilidades indica que a conexão dele com Vecna nunca se rompeu totalmente e agora funciona como uma via de mão dupla.

Vecna, por sua vez, revela por que sequestrou Will anos atrás: buscava alguém “fraco e moldável”. O vilão amplia a estratégia capturando mais crianças vulneráveis, prometendo proteção enquanto as mantém como reféns para consolidar seu domínio.

Retorno de Kali e o mistério de Max no plano mental

O Volume 1 também resgata Kali (008), agora mantida pelos militares em um laboratório no Mundo Invertido. A tecnologia usada para neutralizar os poderes de Eleven pode estar ligada a ela, sugerindo que Kali será peça-chave no confronto final.

Já Max, ainda em coma no mundo real, permanece viva dentro do plano mental de Vecna, perdida entre memórias distorcidas de Henry. Sua presença pode ser decisiva para libertar Holly e frustrar o controle do vilão.

Volume 2 promete confronto direto e respostas finais

Com Will fortalecido, Eleven enfrentando novas limitações, Max presa no plano mental e Vecna mais próximo do que nunca de executar seu plano, o Volume 2, que estreia em 25 de dezembro, com capítulo final em 31 de dezembro, promete ser o ápice da série.

Classificação Indicativa: Livre


TagsStranger ThingsSéries

Leia também


"Stranger Things 5": Burger King revela novos menus temáticos; veja


“Stranger Things”: veja qual é a idade dos atores da série na vida real