Entretenimento

"Tremembé': por que criminosos realizam o Teste de Rorschach?

Exame psicológico usado na produção desperta curiosidade do público e tem alta nas buscas do Google após estreia, que busca entender o teste  |  Foto: divulgação/Prime Video

Publicado em 06/11/2025, às 14h34   Foto: divulgação/Prime Video   Ana Caroline Alves

Desde que Tremembéestreou no Prime Video, no dia 31 de outubro, um detalhe específico chamou a atenção dos espectadores: o Teste de Rorschach, também conhecido como “teste do borrão”.

No início da série, nomes como Suzane von Richthofen, Alexandre Nardoni, Elize Matsunaga e Anna Carolina Jatobá são mostradas realizando o exame, que é um dos métodos mais tradicionais da psicologia clínica e forense.

O que é o Teste de Rorschach?

De acordo com a CNN, o teste foi criado pelo psiquiatra suíço Hermann Rorschach (1884–1922), e é composto por pranchas com manchas de tinta, algumas em preto e branco, outras coloridas, que devem ser interpretadas pela pessoa avaliada.

A partir das respostas, o profissional consegue identificar aspectos da personalidade, reações emocionais e dinâmicas de comportamento que desmonstram como aquele paciente lida com o estresse e emoções. No caso de crimonosos, o teste busca localizar padrões perigosos. 

O exame pode ser aplicado em pessoas entre 17 e 69 anos, de diferentes níveis educacionais e contextos sociais, e deve ser conduzido exclusivamente por psicólogos capacitados.

No Brasil, o método é reconhecido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e precisa seguir as diretrizes do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi).

Foto: divulgação/Prime Video

Teste de Rorschach vira tendência nas buscas

Após a estreia da série, o interesse pelo teste aumentou significativamente. Dados do Google Trends mostram que as regiões com maior número de buscas foram o Distrito Federal, Ceará, Rio Grande do Norte, Amazonas e São Paulo.

Entre os termos mais pesquisados junto com o teste estão “Tremembé”, “Daniel Cravinhos”, “Jatobá” e “Sandrão”, todos relacionados aos casos reais que inspiraram a série.

Essa alta nas buscas demonstra como a ficção pode despertar curiosidade sobre temas psicológicos complexos, transformando um recurso narrativo em pauta de interesse popular.

Além disso, a representação do teste desperta o interesse por métodos usados em avaliações criminais reais, aproximando ainda mais a ficção da realidade dos casos que inspiraram a história.

Classificação Indicativa: Livre


TagsTremembéTeste de Rorschach

Leia também


“Tremembé”: onde assistir ao documentário oficial sobre Elize Matsunaga?


“Tremembé”: Duda abre o jogo sobre romance com Cristian e diz ter provas do relacionamento