Entretenimento
Publicado em 07/07/2025, às 18h00 Bem comum nas casas brasileiras, uma fina camada dele cria uma verdadeira proteção. - Foto: Unsplash Camila Lutfi
Em meio ao inverno com temperaturas mais baixas do que nos últimos anos, uma cena comum no trânsito é ver carros com o vidro embaçado. Isso acontece devido à diferença de temperatura entre o ambiente interno do veículo e o externo.
Embora utilizar o ar-condicionado ajude a melhorar a visibilidade, ele gasta mais bateria (e gasolina) do carro, além de deixar os passageiros com mais frio. Um produto simples consegue evitar que isso aconteça: o detergente.
Bem comum nas casas brasileiras, basta passar uma fina camada dele no lado interno do vidro para criar uma verdadeira proteção contra o embaçamento. Mas o fenômeno não acontece por mágica, mas sim por conta da química.
Ao respirar, o ser humano libera partículas de água no ar e o seu acúmulo no veículo fechado — além de forte diferença de temperatura — faz o vidro embaçar. O detergente, por sua vez, ao entrar em contato com a água, não deixa ela se "acumular" no vidro por quebrar a tensão superficial, deixando as moléculas "espalhadas" e sem embaçar.
Para que esse truque funcione, é recomendado aplicar a camada de detergente com o lado macio da esponja e deixar secar. Vale lembrar que a visibilidade ficará turva em primeiro momento, mas após o produto secar completamente, a proteção natural será instalada.
A equipe da Gazeta de S. Paulo testou a funcionalidade durante uma chuva, que se mostrou efetiva, sem deixar o vidro do carro embaçar.
Trend do ChatGPT mostra como ele imagina uma conversa com você; saiba como fazer
Aprenda receita de chocolate quente cremoso perfeita para o frio