Esportes
Publicado em 09/09/2025, às 11h18 - Atualizado às 11h20 Foto: Reprodução/Instagram/@club_always_ready_oficial Marcela Guimarães
Fechando as Eliminatórias Sul-Americanas, além da Bolívia, a Seleção Brasileira terá que enfrentar a altitude de El Alto jogando fora de casa.
O jogo desta terça-feira (9) acontece no Estádio Municipal, localizado a 4.090 metros acima do nível do mar — o segundo mais alto do planeta, atrás apenas do Daniel Alcides Carrión, no Peru, a 4.378 metros.
Inaugurado em 2017 e também chamado de Municipal de Villa Ingenio, o estádio é a casa do Always Ready e comporta 25 mil torcedores.
Considerado o mais moderno da Bolívia, já entrou para a história recente do futebol brasileiro. Foi lá que o Corinthians passou pela sua primeira derrota para um time boliviano na Libertadores, em 2022.
O Municipal de El Alto também conta com um episódio trágico. Em 2019, durante uma partida entre Always Ready e Oriente Petrolero, o árbitro Victor Hugo Hurtado, de 32 anos, passou mal no início do segundo tempo e não resistiu após deixar o campo de ambulância.
Por mais que a Federação Boliviana de Futebol não tenha associado oficialmente o caso à altitude, o episódio levantou um debate que envolve os riscos de disputar partidas em locais tão elevados.
De olho nos efeitos da altitude, o técnico Carlo Ancelotti adiantou que fará alterações na escalação e na forma de jogar.
“A ideia que tenho é mudar um pouco. Temos que considerar que temos um componente [altitude] que precisamos avaliar e mudar a estratégia do jogo”, declarou o treinador em entrevista coletiva na véspera da partida.
Para os bolivianos, o jogo tem clima de decisão. A equipe precisa vencer o Brasil e ainda torcer contra a Venezuela, que enfrenta a Colômbia, para seguir sonhando com a repescagem.
9 de setembro (terça-feira), 20h30 – Estádio Municipal de El Alto
Transmissão ao vivo em TV Globo, SporTV e ge TV
Internet grátis da Starlink chega a novos celulares; veja quem já pode usar
Jogador importante fica fora do próximo jogo da Seleção Brasileira; veja