Esportes
Publicado em 20/07/2025, às 12h30 Foto: Reprodução/Instagram/@cbginastica Marcela Guimarães
Na ginástica rítmica, o Brasil alcançou uma conquista inédita no último sábado (19), em Milão, na Itália. Pela primeira vez, o país garantiu a medalha de ouro no conjunto geral em uma etapa da Copa do Mundo, superando grandes nomes como Japão e China.
Formada por Duda Arakaki, Maria Paula Caminha, Mariana Gonçalves, Sofia Pereira e Nicole Pírcio, a equipe conquistou o público com a série mista (três bolas e dois arcos) ao som da icônica “Evidências”, de Chitãozinho e Xororó.
A nota da apresentação foi 26.900, somada aos 25.950 pontos garantidos na sexta-feira (18), o que fez com que as meninas chegassem ao lugar mais alto do pódio com um total de 52.850 pontos. As japonesas ficaram com a prata (50.500), enquanto as chinesas levaram o bronze (50.200).
A técnica Camila Ferezin comemorou o marco histórico: “Conquistamos a nossa primeira medalha de ouro no conjunto geral em uma etapa da Copa. Já havíamos conseguido bronze e prata, e agora subimos mais este degrau. Estamos felizes e sabemos que neste domingo poderá ser ainda melhor”, celebrou ela.
O resultado chega em uma hora estratégica, às vésperas do Campeonato Mundial, que será sediado no Brasil. Em maio, o país já havia vencido o geral na World Challenge Cup de Portimão, em Portugal.
Bárbara Domingos, representante brasileira nas provas individuais, também mostrou seu talento em Milão. A paranaense terminou em nono lugar no geral e garantiu vaga nas finais da fita, do arco e da bola, deixando o país bem posicionado na competição.
Neste domingo (20), a equipe de ginástica rítmica volta à quadra para disputar as finais das séries de cinco fitas e da série mista, tendo ainda mais chances de aumentar a coleção de medalhas na Itália.
É ISSO, meus amigos! Nossa Seleção de Conjunto 🇧🇷 acaba de se proclamar CAMPEÃ GERAL da Copa do Mundo de Milão, na Itália! Um resultado HISTÓRICO!!!! 🏆🥇🏆🥇🏆
— Confederação Brasileira de Ginástica (@cbginastica) July 19, 2025
Justamente na prova olímpica, que é a somatória das séries de fitas (25.950) + arcos e bolas (26.900), nosso time fez… pic.twitter.com/J1nJ1VEUNs
Neymar dá alfinetada em repórter após derrota para o Mirassol; confira
‘Trompetista’: saiba quem é o músico que provocou Bolsonaro com marcha fúnebre