Esportes
Publicado em 05/12/2025, às 15h21 Foto: Reprodução/FIFA Nathália Maciel
O sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2026 acontece nesta sexta-feira (5). Ao todo, 42 seleções aguardam o resultado. Apesar da classificação para o Mundial, alguns países aparecem no ranking da Fifa com números que os colocam na mira de uma possível eliminação precoce.
De acordo com a tabela oficial, até novembro, a Nova Zelândia ocupava o 86º lugar entre as equipes já classificadas para a competição. O país estava atrás inclusive de seleções que não garantiram vaga na Copa, como o Chile.
Segundo o UOL, a Nova Zelândia leva vantagem diante de seus adversários regionais — em sua maioria países insulares, onde o futebol ainda não é tão desenvolvido. Por isso, a equipe representa a Oceania, mas segue distante das demais seleções no ranking mundial.
Além da seleção da Oceania, alguns países do pote 4 que chegam à competição pela primeira vez também aparecem nas últimas posições. Um exemplo é a novata Curaçao, representante da Concacaf, que figura no 82º lugar após superar a Jamaica.
Outros que aparecem longe do topo são Cabo Verde e Jordânia. Os cabo-verdianos, cujo idioma oficial é o português, ocupam o 68º lugar, enquanto a seleção jordaniana aparece na 66ª posição.
A classificação das seleções ainda não está totalmente definida. Por enquanto, 42 equipes já garantiram vaga na Copa do Mundo, enquanto outras seis disputarão a repescagem. Com isso, os países atualmente no fim da tabela podem não ser os únicos a aparecer nas posições mais baixas.
O Suriname, que disputa as Eliminatórias pela Concacaf, terminou a fase de grupos em segundo lugar. Mesmo ocupando a 123ª posição no ranking, a equipe tem uma última oportunidade de ir ao Mundial.
Entre as seleções mais bem colocadas estão a Espanha, líder do ranking, e o Brasil, que aparece em quinto lugar. A atualização oficial da tabela ocorre no dia 18 de dezembro, o que pode alterar algumas colocações.
Sorteio da Copa do Mundo 2026 pode favorecer algumas seleções; entenda
Brasil nas Copas: descubra os adversários mais frequentes na 1ª fase