Esportes
Publicado em 03/12/2025, às 11h34 Foto: Rafael Ribeiro/CBF Marcela Guimarães
O sorteio que definirá as 12 chaves da Copa do Mundo de 2026 está marcado para a próxima sexta-feira (5), às 14h (horário de Brasília). A base dessa definição são os potes previamente definidos pela Fifa.
O pote 1 é formado pelos nove melhores colocados do ranking mundial mais os três países-sede (Estados Unidos, Canadá e México). Essas seleções serão responsáveis por liderar cada grupo do torneio.
A lista mais recente do ranking, divulgada em 19 de novembro, manteve a Espanha na liderança. O Brasil ganhou uma posição e aparece em 5º lugar. Esses números, enfim, determinaram quem entra como cabeça de chave.
Os anfitriões já têm seus destinos definidos: México fica no grupo A, Canadá no B e os Estados Unidos no D.
Para manter equilíbrio na competição desde o início do mata-mata, os quatro melhores do ranking (Espanha, Argentina, França e Inglaterra) serão posicionados em chaves diferentes, impedindo confrontos entre eles logo no começo.
As seleções não poderão enfrentar equipes da mesma confederação na fase de grupos, com exceção da Europa (UEFA), que pode ter até duas seleções na mesma chave por conta do alto número de participantes.
Assim, Brasil e Argentina não podem jogar contra outros sul-americanos como Uruguai, Colômbia, Equador, Paraguai ou, possivelmente, Bolívia.
No total, 48 equipes participarão da próxima edição. A grande final da Copa do Mundo está marcada para o dia 19 de julho de 2026, no MetLife Stadium, em Nova Jersey (EUA).
Por que acordo da Fifa virou caso de investigação nos EUA? Entenda a polêmica do sorteio da Copa
Quanto vale o elenco do Palmeiras em 2025? Veja os jogadores mais caros