Esportes
por Marcela Guimarães
Publicado em 01/12/2025, às 14h55
A Fifa divulgou todos os detalhes sobre o sorteio que definirá a composição dos 12 grupos da Copa do Mundo de 2026.
A cerimônia, marcada para a próxima sexta-feira (5) no Kennedy Center, em Washington (EUA), organizará a distribuição das 48 seleções no novo formato do torneio.
O pote 1 reúne os três anfitriões (Estados Unidos, Canadá e México) e as nove seleções mais bem colocadas no ranking.
Para o sorteio, cada sede terá uma cor específica: México (A1, verde), Canadá (B1, vermelho) e EUA (D1, azul). As demais equipes deste pote entram automaticamente como cabeças de chave, como o Brasil.
Os potes 2 e 3 seguem a ordem do ranking. O pote 4, por sua vez, inclui seis seleções já classificadas, quatro europeias e duas intercontinentais que ainda sairão das repescagens.
A formação das chaves seguirá alguns critérios. Seleções de uma mesma confederação não poderão dividir o mesmo grupo, com exceção da UEFA (Europa). Como terá 16 representantes, quatro grupos terão duas seleções do continente.
Além disso, as duas seleções de maior ranking dentro de cada pote (casos de Espanha e Argentina no pote 1) serão posicionadas em trajetórias opostas e só podem se cruzar em uma possível final, caso liderem suas chaves.
A fase inicial acontecerá entre 11 e 27 de junho. Avançam os dois melhores de cada grupo e os oito melhores terceiros colocados. Em seguida, o torneio entra na sequência eliminatória, entre 28 de junho e 19 de julho, com playoffs, oitavas, quartas, semifinais, disputa do terceiro lugar e a grande final.
O calendário dos países-sede também foi confirmado. O México abre a Copa do Mundo em 11 de junho, no Estádio Azteca, contra uma equipe do pote 3.
Os Estados Unidos estreiam no dia 12, no SoFi Stadium, também contra um time do pote 3. Já o Canadá joga no BMO Field, no mesmo dia, enfrentando uma seleção do pote 4.
Classificação Indicativa: Livre