Esportes

Copa Intercontinental: saiba como será o ‘segundo Mundial’ de 2025

A decisão da Copa Intercontinental está marcada para o dia 17 de dezembro, com o Paris Saint-Germain, atual campeão europeu, já garantido na final  |  Foto: Divulgação/Fifa

Publicado em 15/07/2025, às 12h38   Foto: Divulgação/Fifa   Marcela Guimarães

O Mundial de Clubes já terminou, mas o calendário internacional continua entre continentes. O próximo compromisso será a Copa Intercontinental de Clubes, marcada para dezembro de 2025.

A competição substitui o antigo formato de jogo único entre campeões continentais e que já tem boa parte dos seus participantes definidos.

Com sua estreia no ano passado, o Intercontinental premiou o Real Madrid após sua vitória em cima do Pachuca, do México. Neste ano, o torneio retorna com a mesma estrutura: eliminatórias entre campeões de diferentes continentes até a final contra o representante europeu, que será o Paris Saint-Germain.

Disputa começa entre África e Oceania

A abertura será entre o campeão africano, Pyramids (Egito), e o campeão da Oceania, Auckland City (Nova Zelândia). O confronto, em jogo único, será realizado na África.

Quem avançar enfrentará o Al-Ahli (Arábia Saudita), campeão da Ásia, provavelmente em território asiático. As datas oficiais ainda não foram divulgadas.

Haverá um revezamento entre africanos e asiáticos nas estreias e nos mandos de campo a cada ano. Assim, em 2026, será a vez do representante asiático iniciar o Intercontinental, com o campeão africano aguardando na fase seguinte.

Confrontos nas Américas

Do outro lado da chave, na segunda fase, está o duelo entre o Cruz Azul, campeão da América do Norte, Central e Caribe, e o futuro campeão da Libertadores. Essa partida está marcada para o dia 10 de dezembro, em local neutro, que também receberá a semifinal e a grande final.

A Libertadores ainda está nas oitavas de final e conta com seis brasileiros: Botafogo (atual campeão), Palmeiras, São Paulo, Flamengo, Internacional e Fortaleza. O vencedor será conhecido apenas no dia 29 de novembro.

Caminho até a final

A semifinal será disputada em 13 de dezembro, com os vencedores dos dois lados da chave: de um lado, o classificado entre Al-Ahli, Pyramids ou Auckland City; do outro, Cruz Azul ou o campeão da Libertadores.

A decisão da Copa Intercontinental está marcada para o dia 17 de dezembro, com o Paris Saint-Germain, atual campeão europeu, já garantido na final.

Chaveamento completo

Classificação Indicativa: Livre


TagsFutebolEsportesCopa Intercontinental

Leia também


Venda de Jhon Arias para a Inglaterra pode render fortuna ao Fluminense; confira


Novo viaduto promete revolucionar o trânsito e a rotina de moradores na Grande SP