Esportes

Corinthians x Cruzeiro: veja a postura que Dorival deve tomar no jogo de volta

Mesmo com a vitória no Mineirão, Dorival Júnior avalia como equilibrar intensidade e segurança para garantir o Corinthians na final da Copa do Brasil  |  Foto: Reprodução/X/@Corinthians

Publicado em 12/12/2025, às 11h52   Foto: Reprodução/X/@Corinthians   Marcela Guimarães

Dorival Júnior chega ao segundo duelo da semifinal da Copa do Brasil com uma escolha estratégica.

Corinthians e Cruzeiro voltam a se enfrentar no domingo (14), às 18h (horário de Brasília), na Neo Química Arena, em um confronto que definirá um dos finalistas da competição.

O Timão abriu vantagem ao vencer por 1 a 0 no Mineirão e agora joga por qualquer empate em casa.

A questão é decidir se a equipe deve controlar o jogo com uma postura menos intensa ou manter o hábito de pressionar no campo ofensivo, mesmo que isso possa afetar a defesa.

Corinthians venceu o Cruzeiro no Mineirão (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

Posturas a serem adotadas

Por mais que o Cruzeiro de Leonardo Jardim costume render melhor quando encontra espaço para acelerar, a tendência é que o Corinthians mantenha a forma de jogo que caracteriza o time em Itaquera.

Foi assim nas outras fases da Copa do Brasil. Mesmo depois de ter construído vantagem contra o rival Palmeiras e o Athletico-PR, o time não abandonou a iniciativa no jogo de volta.

Depois da vitória em Belo Horizonte, Dorival reforçou que a vantagem não deve mudar o comportamento da equipe alvinegra.

Em coletiva, destacou: “O Cruzeiro é uma equipe com muitas qualidades, muitas. Então todo cuidado é pouco, e será ainda maior no jogo de domingo. Teremos que ter essa consciência. Foi um jogo muito igual, com certeza teremos um jogo similar no final de semana”.

O treinador, conhecido por garantir bons resultados em Copas do Brasil, garantiu que o ideal é não recuar no domingo.

“Sinceramente, é uma vantagem muito importante, mas se a gente entrar em campo pensando em defendê-la, vamos correr um risco muito grande. Precisaremos de um algo a mais para consolidar nossa classificação”, completou Dorival.

Incertezas na escalação

Para o segundo jogo, Dorival e sua comissão lidam com dúvidas. O volante Raniele sofreu um edema no tornozelo esquerdo após um trauma e ainda não tem presença garantida.

Yuri Alberto, um dos titulares mais importantes do elenco, voltou a sentir dores no púbis na etapa final do jogo de ida, deixando seu retorno em aberto.

Quem avançar desse confronto encontrará Vasco ou Fluminense na final. Do outro lado da semifinal, o time cruz-maltino venceu por 2 a 1 no jogo de ida, de virada, e também chega com vantagem.

Classificação Indicativa: Livre


TagsFutebolEsportesCorinthiansCopa do BrasilDorival Jr.Cruzeiro

Leia também


Copa Intercontinental: conheça o Pyramids, adversário do Flamengo na semifinal


Copa do Brasil de 2026 terá duas vagas para a Libertadores; veja o que muda