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Fórmula 1: como é medida a velocidade dos carros?

Tecnologia usada em aviões ajuda engenheiros da Fórmula 1 a medir a velocidade real do ar e ajustar o desempenho enquanto as corridas acontecem  |  Foto: Divulgação/BWT Alpine F1 Team.

Publicado em 07/11/2025, às 16h35   Foto: Divulgação/BWT Alpine F1 Team.   Bianca Novais

Em um carro de Fórmula 1, medir a velocidade é muito mais do que saber o quanto o piloto acelera.

Segundo o iG Esportes, esse dado é um dos mais valiosos da categoria, pois influencia diretamente as decisões técnicas tomadas enquanto a corrida acontece.

Diferente dos veículos comuns, que usam o giro das rodas para calcular a velocidade, os carros de F1 dependem de um sistema sofisticado baseado na pressão do ar.

Essa medição é feita por uma pequena peça de metal chamada “tubo de Pitot”, uma tecnologia emprestada da aviação.

O papel do tubo de Pitot

Em entrevista com jornalistas durante o fim de semana do Grande Prêmio de São Paulo, a Alpine explicou como o sensor funciona.

Luca Mazzocco, Head of Partner Experience da equipe, explicou que o tubo é uma haste em forma de “L” posicionada sobre o bico do carro e possui minúsculos furos que captam dois tipos de pressão: a estática (constante) e a dinâmica (que varia com a velocidade do ar).

A diferença entre essas pressões indica a real velocidade do ar que atravessa o carro, e não apenas o movimento das rodas. “Este sensor mede o fluxo de ar, essencial para entender o comportamento aerodinâmico”, afirmou Mazzocco ao iG Esportes.

Decisões em frações de segundo

Com os dados do tubo de Pitot, os engenheiros podem ajustar o equilíbrio e a carga aerodinâmica do carro conforme o circuito, algo crucial em pistas desafiadoras e sinuosas como a de Interlagos.

Quando chove, que é muito comum no GPde São Paulo, as informações ajudam a avaliar como a água altera o fluxo de ar e, consequentemente, o desempenho.

Essas leituras, transmitidas em tempo real para os boxes, também podem prevenir falhas mecânicas, como problemas de refrigeração, além de acidentes.

Em um esporte onde milissegundos definem o vencedor, o discreto tubo de Pitot é mais uma das provas que a Fórmula 1 é decidida nos detalhes.

Classificação Indicativa: Livre


Tagsformula 1tubo de pitotalpine

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