Esportes
Publicado em 14/07/2025, às 19h19 O atleta pegou o título que antes era de Guga. - Foto: Reprodução/Instagram/@joaoffonseca Camila Lutfi
A atualização do ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP, da sigla em inglês) trouxe feito histórico para João Fonseca. Com os resultados do torneio de Wimbledon, que acabou no último domingo (13), o jovem de 18 anos se tornou o brasileiro mais novo a entrar para o ranking dos 50 melhores tenistas do mundo — e o primeiro representante do País no top 50 em 9 anos.
Fonseca ocupa agora a 48ª posição, com 1116 pontos e supera o título conquistado por Gustavo Kuerten, o famoso Guga, que teve o mesmo feito com 20 anos. O atleta subiu seis colocações após as partidas do torneio britânico.
Ele teve um desempenho de destaque no Grand Slam da Inglaterra, tirando o jejum de 15 anos do Brasil sem avançar para uma terceira rodada de simples no masculino. No entanto, perdeu para o chileno Nicolás Jarry em partida disputada dia 4 de julho.
Wimbledon marcou o terceiro de quatro dos torneios mais importantes do esporte — o primeiro foi o Australia Open, em janeiro, e o segundo foi o Roland Garros, em maio. No final de agosto começa o mais importante deles, o US Open, o último Grand Slam desta temporada de 2025.
Na final, Jannik Sinner levou a melhor e se posiciona como o líder do ranking da ATP após derrotar seu rival Carlos Alcaraz. Depois do resultado, a diferença entre eles passou a ser de 3430 pontos.
Venda de Jhon Arias para a Inglaterra pode render fortuna ao Fluminense; confira
Mundial de Clubes: veja quais times já estão classificados para 2029