Esportes
Publicado em 28/01/2026, às 11h14 Foto: Divulgação/FIFA Marcela Guimarães
A partir desta quarta-feira (28), a primeira edição do Mundial de Clubes Feminino, disputado na Inglaterra, passa a acontecer.
O Brasil será representado pelo Corinthians, atual campeão da Libertadores, que já entra diretamente na semifinal.
Além das Brabas, também começam o torneio nessa etapa o Arsenal, da Inglaterra, e o Gotham FC, dos Estados Unidos. O quarto participante é o ASFAR, de Marrocos, que garantiu vaga após passar pela fase preliminar.
O Mundial Feminino terá uma estrutura pequena. No total, serão apenas quatro partidas: duas semifinais, a disputa pelo 3º lugar e a grande final.
Os confrontos acontecem nos dias 28 de janeiro e 1º de fevereiro, nos estádios do Brentford e do Arsenal, ambos em Londres.
As semifinais serão disputadas nesta quarta-feira (28), no Gtech Community Stadium. O Corinthians começou a enfrentar o Gotham FC às 09h30 (horário de Brasília), enquanto o Arsenal encara o ASFAR às 15h (horário de Brasília).
Já no domingo (1º), o Emirates Stadium recebe as decisões. A final está marcada para as 15h (horário de Brasília), e a disputa pelo 3º lugar acontece mais cedo, às 11h45 (horário de Brasília).
O Arsenal chega como campeão da Champions League 2024/25, enquanto o Gotham FC conquistou a Copa dos Campeões da Concacaf na mesma temporada.
O ASFAR, por sua vez, garantiu o título da Champions League africana e eliminou o Wuhan Chegu Jiangda WFC, da China, na fase preliminar do Mundial.
O torneio também garante premiação:
As Brabas garantiram vaga direta na semifinal após a conquista da Libertadores Feminina de 2025.
Sob o comando de Lucas Piccinato, a equipe vem realizando preparação intensa em Londres, com foco físico e tático. Como o calendário brasileiro ainda está no início, o desafio também passa por ganhar ritmo de jogo.
A escalação ainda não foi confirmada, mas a expectativa é que o Corinthians mantenha a base que se destacou por aqui para encarar o time estadunidense.
O clube norte-americano vive um momento sólido. Além do título citado, o Gotham venceu a National Women’s Soccer League em novembro do ano passado, levando a melhor em cima do Washington Spirit por 1 a 0.
O jogo contra o Corinthians marca o reencontro da atacante Gabi Portilho com o ex-clube, após sua transferência no fim de 2024.
Uma curiosidade fora de campo é a identidade do clube: desde 2021, o time adotou oficialmente o nome Gotham FC, inspirado na fictícia Gotham City, cenário das histórias do Batman, segundo o site The Sporting News.
O Arsenal conquistou o maior título europeu ao vencer o Barcelona por 1 a 0, com gol de Stina Blackstenius. Por mais que não tenha brasileiras no elenco, o time inglês reúne estrelas do futebol de lá.
Além de Chloe Kelly, o elenco ainda conta com nomes como Leah Williamson, Alessia Russo, Lotte Wubben-Moy e Michelle Agyemang, todas campeãs da Euro 2025.
Representante africano no torneio, o ASFAR conquistou seu segundo título continental ao derrotar o ASEC Mimosas, da Costa do Marfim, por 2 a 1.
Para chegar ao Mundial, a equipe marroquina também venceu o Wuhan Chegu Jiangda, da China, pelo mesmo placar. Apesar de ser apontado como “azarão”, o clube promete competitividade.
Michael Schumacher não está acamado; veja estado de saúde atualizado do ex-piloto
Supercopa Rei: partida terá regra inusitada sobre camisas liberadas no estádio