Esportes
Publicado em 05/12/2025, às 16h00 Foto: Unsplash Maria Laura Saraiva
O Brasil já sabe quem enfrentará na fase de grupos da Copa do Mundo de 2026.
O sorteio, realizado nesta sexta-feira (5/12) no Centro Kennedy, em Washington D.C., definiu que a Seleção Brasileira está no Grupo C ao lado de Marrocos, Escócia e Haiti.
A cerimônia começou às 14h, no horário de Brasília, e contou com a presença do presidente da FIFA, Gianni Infantino. Ao todo, foram anunciados os 12 grupos da próxima Copa do Mundo, que será disputada nos Estados Unidos, México e Canadá. Os três países-sede já estavam previamente posicionados em seus grupos: México no A1, Canadá no B1 e Estados Unidos no D1.
O Brasil estava no pote 1, ao lado das seleções mais bem colocadas no ranking da FIFA atualizado até 19 de novembro. França, Inglaterra, Argentina, Espanha, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha faziam parte da mesma lista de cabeças de chave.
Depois da definição dos anfitriões, o sorteio avançou para os potes 2, 3 e 4, completando cada um dos grupos.
Com a expansão para 48 seleções, esta será a maior Copa do Mundo da história. Além das 39 equipes já classificadas, seis vagas ainda serão definidas pelas repescagens organizadas pela UEFA e pela FIFA, processos que envolvem seleções de diferentes continentes.
Segundo a BBC, a ordem das partidas do Brasil ainda não está definida, pois a FIFA não sorteou as posições numéricas dentro dos grupos. Apenas as seleções anfitriãs e as mais bem ranqueadas tinham posições predeterminadas.
O calendário oficial, com datas, horários e sedes, será divulgado neste sábado (6/12), 24 horas após o sorteio.
Copa do Mundo 2026: veja quais seleções devem surpreender no torneio
IA simula grupo do Brasil na Copa de 2026; confira os adversários
Seleção Brasileira já mira um ‘grupo perfeito’ para a Copa de 2026; veja qual é