Esportes
Publicado em 01/01/2026, às 09h30 Foto: Divulgação/Paulistão Marcela Guimarães
Com a mudança no calendário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que diminuiu o número de datas dos campeonatos estaduais a partir de 2026, o novo Paulistão acabou ganhando novas regras.
A solução encontrada foi preservar os clássicos e implementar um sistema de disputa inspirado no modelo da Champions League.
A edição de 2026 contará com 11 datas no total. Na primeira fase, cada equipe fará oito partidas, com confrontos dentro do próprio pote e mais cinco jogos contra adversários dos demais grupos.
Segundo o ge, a Federação Paulista ainda busca uma data extra que permita a realização da final em dois jogos.
O pote A reúne Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos. Essas equipes enfrentarão dois clubes do pote B, que conta com São Bernardo, Novorizontino, Red Bull Bragantino e Mirassol, dois do pote C, com Guarani, Ponte Preta, Velo Clube e Portuguesa e apenas um representante do pote D.
Este último grupo é formado por Primavera e Capivariano, que vieram do acesso, além de Noroeste e Botafogo-SP, donos das piores campanhas entre os que sobraram da elite em 2025.
Ao fim da fase inicial, os oito melhores avançam ao mata-mata, disputado em jogos únicos. Já os dois últimos colocados serão rebaixados para a Série A2.
A competição começa intensa já no primeiro mês do ano, com cinco rodadas programadas. Confira abaixo.
Grupos da Copa do Mundo 2026: veja como ficou cada um
Corinthians e São Paulo completam o Top 3 das maiores torcidas do Brasil; veja ranking