Esportes
Publicado em 23/05/2025, às 18h00 Foto: Reprodução/Instagram/@biahaddadmaia Marcela Guimarães
Atualmente na 19ª colocação do ranking da Women's Tennis Association (WTA), Beatriz Haddad Maia (ou apenas Bia Haddad) é o principal nome do tênis feminino brasileiro nos dias de hoje.
Em 2023, ela entrou para a história ao se tornar a primeira atleta do país a integrar simultaneamente o top 10 mundial em simples e duplas, um feito inédito na era profissional.
Além de seu alto nível nas quadras, Bia carrega algumas curiosidades fora do jogo que poucos conhecem. Confira:
Por conta do sobrenome, muitos questionam se a tenista tem algum parentesco com o ministro Fernando Haddad, mas a resposta é não. Apesar disso, o sangue artístico corre na família: ela é sobrinha-neta de Rolando Boldrin, que foi cantor, músico e apresentador. Ele faleceu em 2022.
A paixão pelo esporte atravessa gerações na família de Beatriz. Sua mãe e avó, a famosa Miminha, se dedicaram à modalidade. Até hoje, aos 89 anos, a avó segue sendo uma das parceiras de jogo da neta. Já Ramez, o avô, também é um grande apoiador da carreira da atleta.
A vida amorosa de Bia também tem relação com o tênis. Ela chegou a namorar Thiago Monteiro, nome que liderou o ranking brasileiro no masculino.
O romance começou ainda na juventude, quando os dois eram colegas no circuito juvenil e treinavam na mesma academia. O namoro, assumido publicamente em 2016, chegou ao fim em 2020.
Em 2019, Bia enfrentou um dos momentos mais difíceis de sua carreira ao ser suspensa por doping.
O exame apontou a presença de dois anabolizantes sintéticos, mas uma investigação da International Tennis Federation (ITF) concluiu que a contaminação havia ocorrido em um suplemento alimentar. A pena foi reduzida para dez meses.
Na volta às quadras, ela teve que recomeçar praticamente do zero, ficando na 1342ª posição do ranking, mas o retorno foi um sucesso: em 2021, ela esteve no top 100 e, no ano seguinte, conquistou títulos como a WTA de Nottingham, na Inglaterra, e foi finalista do Aberto de Toronto, no Canadá.
Assim como muitos brasileiros, Bia Haddad cresceu se inspirando em Gustavo Kuerten, popularmente conhecido como Guga. Em vídeo divulgado pela WTA, ela mostrou com orgulho uma foto ao lado do ex-número 1 do mundo e tricampeão de Roland Garros.
Veja o que Ronaldinho Gaúcho pediu para Ancelotti após contratação da Seleção
NBA em São Paulo: Governo negocia jogo comemorativo no estado - saiba mais