Negócios
Publicado em 11/01/2026, às 08h48 Foto: Reprodução/INEP Marina Gonçalves
Em novembro de 2025, milhares de estudantes espalhados por todo o Brasil encararam mais uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conhecido como a principal porta de entrada para o ensino superior no país.
E, após a realização da prova, que em 2025 ocorreu nos dias 9 e 16 de novembro em todo o território nacional (com exceção dos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, onde os exames foram aplicados em 30 de novembro e 7 de dezembro por causa da COP30), cresce a expectativa pelos resultados.
A boa notícia é que, na última sexta-feira, dia 9, o MEC (Ministério da Educação) finalmente divulgou, pelo ministro da Educação, Camilo Santana, a data que as notas do Enem serão divulgadas. Então anote na agenda: 16 de janeiro, próxima sexta-feira.
Para conferir as notas individuais do Enem 2025 é muito simples: basta acessar a Página do Participante e fazer login com a conta do gov.br. Lá, estarão disponíveis a nota da redação, que vai de zero a mil pontos, além dos resultados das quatro áreas de conhecimento avaliadas.
Vale destacar que, no caso dos chamados treineiros, ou seja, participantes que ainda não concluíram o ensino médio em 2025, o boletim individual será divulgado em uma data posterior.
Com as notas do Enem 2025 já em mãos, os participantes poderão então se inscrever no Sistema de Seleção Unificada, mais conhecido como Sisu, para tentar uma vaga na universidade, que recebe inscrições a partir do dia 19 de janeiro e vai até o dia 23.
Além do Sisu, os participantes que desejam concorrer a bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos, o Prouni, poderão se inscrever de 26 a 29 de janeiro. Também existe a opção de financiamento por meio do conhecido Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Até 11 questões do Enem 2025 são apontadas como suspeitas de vazamento; veja
Enem 2025: questão de matemática viraliza por sua dificuldade; entenda