Negócios

iPhone dobrável? Veja modelo que pode disputar mercado com Galaxy Z Flip

Empresa avalia lançar um celular dobrável menor para atrair fãs do antigo iPhone Mini, enquanto prepara um modelo premium em formato “livro”  |  Foto: reprodução/4RMD

Publicado em 03/02/2026, às 16h28   Foto: reprodução/4RMD   Ana Caroline Alves

A Apple segue avançando em seus planos para entrar no mercado de smartphones dobráveis.

Segundo informações recentes do jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, a empresa trabalha no desenvolvimento de um iPhone dobrável compacto, apelidado nos bastidores de iPhone Flip, pensado para competir diretamente com o Galaxy Z Flip, da Samsung.

O projeto ainda está em estágio inicial e não tem lançamento garantido, já que a decisão final dependerá da aceitação do público aos primeiros dobráveis da marca.

A ideia do iPhone Flip seria oferecer uma alternativa mais acessível dentro dessa nova categoria, com custos de produção inferiores aos de um modelo maior.

O aparelho poderia atender consumidores que sentem falta do iPhone Mini, linha descontinuada em 2022 após vendas abaixo do esperado, as informações são do Canal Tech.

iPhone Flip mira público que prefere celulares menores

O conceito do iPhone Flip envolve um formato compacto e dobrável na vertical, semelhante ao dos modelos “clamshell” já populares no mercado Android.

Por ser mais simples que um dobrável em formato de livro, o dispositivo teria fabricação mais barata, o que ajudaria a posicioná-lo abaixo do modelo premium da linha.

Mesmo assim, fontes indicam que a Apple só deve avançar com esse projeto após testar o interesse do consumidor por dobráveis. Caso receba sinal verde, o lançamento do iPhone Flip dificilmente aconteceria antes de 2027 ou 2028.

Foto: Wikimedia Commons

iPhone Fold deve chegar antes e será modelo premium

Antes do modelo compacto, a Apple deve apresentar o iPhone Fold, um dobrável maior, com design em formato de livro, similar ao Galaxy Z Fold. Esse aparelho deve ocupar o topo da linha, com preço acima dos atuais iPhones Pro e Pro Max.

Entre as possíveis especificações estão o chip A20 Pro, fabricado em processo de 2 nanômetros, e o modem C2 desenvolvido pela própria Apple. O lançamento é esperado para setembro de 2026, com preços estimados entre US$ 2 mil e US$ 2,5 mil, variando conforme o mercado.

Classificação Indicativa: Livre


TagsAppleSamsung

Leia também


Volkswagen lança Tukan para desafiar reinado da Fiat no Brasil; veja quando a picape chega


Relíquia da Fórmula 1: Lotus 98T de Ayrton Senna vai a leilão; veja valor milionário