Negócios
Publicado em 10/10/2025, às 16h46 Foto: Divulgação/Wolkswagen. Bianca Novais
Para os proprietários de carro, uma das dicas mais importantes para planejar as finanças de 2026 é contar com o valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
Com a divulgação dos valores oficiais da taxa para os carros mais populares, já é possível estimar o custo para o ano que vem e preparar o bolso. A informação é do Garagem 360.
O IPVA é uma despesa anual obrigatória para a maioria dos proprietários de veículos. O cálculo varia de acordo com cada estado, pois depende da alíquota (porcentagem) definida pelo governo estadual, aplicada sobre o valor venal do veículo na Tabela Fipe.
A Tabela Fipe é a principal referência no mercado brasileiro de carros usados e seminovos.
Ela foi criada e é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), associada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).
O índice aponta o preço médio de um veículo usado ou seminovo levando em consideração fatores como marca, ano e modelo.
Neste levantamento é usada a alíquota de São Paulo como referência, uma das mais altas do Brasil, para ser um indicativo de máximo que o valor pode chegar. Os dados são da Mobiauto.
Veja a faixa de preços do IPVA 2026 para os cinco carros mais vendidos do Brasil em 2025, segundo a Fenabrave. Os valores abrangem desde o modelo de entrada até o de última linha, proporcionando uma visão completa dos custos:
É importante destacar que esses valores podem variar dependendo da região do país. Verifique sempre a alíquota específica do seu estado.
Ainda, picapes de cabine simples (como Strada e Saveiro) possuem uma alíquota reduzida de 2% em São Paulo. Veículos híbridos, como o Toyota Corolla Cross, podem inclusive ter isenção total do imposto.
Kwid E-Tech 2026: saiba preço do elétrico mais barato do país
Novo Fiat Grande Panda chega em 2026 e promete aposentar Mobi e Argo