Negócios

Natal movimenta a 25 de Março em SP; fluxo pode chegar a 1 milhão de pessoas por dia

Com a chegada do feriado de Natal, fluxo de consumidores quadruplica na região e segurança é reforçada no Centro de São Paulo.  |  Foto: Arquivo/BNews São Paulo/Fernanda Montanha

Publicado em 23/12/2025, às 08h00   Foto: Arquivo/BNews São Paulo/Fernanda Montanha   Fernanda Montanha

Com a proximidade do Natal, a Rua 25 de Março, maior centro de comércio popular da América Latina, vive sua fase mais movimentada do ano.

Entre dezembro e a véspera da celebração, a estimativa é de que até 1 milhão de pessoas circulem diariamente pela região central de São Paulo em busca de presentes e ofertas, número que pode quadruplicar em relação a dias normais, quando cerca de 300 mil pessoas transitam pelo local todos os dias, segundo estimativas de associações de lojistas e do poder público.

A grande concentração de consumidores motivou ações de reforço no policiamento e na fiscalização, além de operações especiais de trânsito e monitoramento urbano. A Prefeitura de São Paulo, por meio da CET, vem realizando ações para garantir condições de segurança aos pedestres e fluidez no tráfego nas imediações da rua e de suas principais vias de acesso.

Foto: Arquivo/BNews São Paulo/Fernanda Montanha

Além disso, iniciativas privadas em parceria com o poder público também têm sido adotadas: sistemas de câmeras integradas e botões de pânico foram instalados em pontos estratégicos, com o objetivo de reduzir ocorrências de roubo e furto durante o período de maior circulação.

Comerciantes locais registram queda nos índices de crimes desde a implementação dessas estruturas.

Consumidores na rua

Na movimentação intensa desta última semana, muitos consumidores admitiram ter deixado as compras para a última hora, aproveitando o recebimento do 13º salário para garantir os presentes de Natal. A equipe do BNews São Paulo esteve no local e acompanhou de perto a movimentação.

Maria disse que só conseguiu vir às compras após o depósito do 13º: “Vim hoje porque recebi o 13º e consegui dar uma folga no trabalho. Ainda assim, foi corrido demais. Achei os preços bons, mas fico atenta à bolsa porque ouvi falar de furtos por aqui, mesmo com policiamento”, relatou a consumidora ao BNews São Paulo.

Já Renato afirmou que aproveitou o intervalo do trabalho para visitar a 25 de Março:

“Escolhi vir hoje porque o 13º já caiu e aqui o dinheiro rende mais. Está bem movimentado, e percebi mais policiais e organização. Mesmo assim, dá pra sentir que é preciso ficar de olho o tempo todo”, disse.

Foto: Reprodução/Rovena Rosa/Agência Brasil

Segurança em foco

Mesmo com o reforço das forças de segurança, a percepção de risco ainda acompanha muitos consumidores, especialmente em meio a relatos de furtos e roubos que costumam crescer nesta época do ano.

Dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) mostram que a região do Centro, incluindo a 25 de Março, já apresentou aumento nos índices de roubos em períodos anteriores de Natal, mantendo a preocupação entre comerciantes e compradores.

Para tentar equilibrar essa equação entre movimento e segurança, as autoridades municipais têm reforçado a presença da Polícia Militar, da Guarda Civil Metropolitana (GCM), do monitoramento eletrônico e das ações de trânsito para proteger tanto consumidores quanto comerciantes.

Classificação Indicativa: Livre


Tags

Leia também


Nova trend de Natal: veja o prompt para criar a sua foto profissional com IA no ChatGPT


Qual é o prato mais calórico da ceia de Natal? Alimento é comum e parece 'inofensivo'