Negócios
Publicado em 30/12/2025, às 08h47 Foto: Divulgação Ana Caroline Alves
A Mega da Virada é o sorteio mais aguardado do ano e se diferencia da Mega-Sena tradicional por um detalhe fundamental: o prêmio nunca acumula.
Em 2025, a estimativa chega a R$ 1 bilhão, valor que será obrigatoriamente distribuído, mesmo que nenhum apostador acerte as seis dezenas sorteadas na noite de 31 de dezembro, as informações são do Seu Dinheiro.
Diferentemente dos concursos regulares da Mega-Sena, em que o prêmio principal pode acumular por semanas, a Mega da Virada segue uma regra especial criada para evitar frustração dos apostadores. Se ninguém acertar os seis números, o valor total do prêmio é automaticamente repassado para a faixa seguinte, ou seja, para quem acertar cinco dezenas (quina).
Caso, em uma situação ainda mais improvável, não haja vencedores nem na quina, o montante é redistribuído entre os apostadores que acertarem quatro números (quadra).
O prêmio só deixaria de ser pago se não existisse nenhum ganhador sequer nessa faixa, algo considerado estatisticamente quase impossível, dada a enorme quantidade de apostas registradas no concurso especial.
Quando a Mega da Virada foi criada, em 2008, a regra de não acumulação ainda não existia. Naquela primeira edição, o prêmio de R$ 37 milhões gerou enorme expectativa, com transmissão ao vivo na TV aberta.
No entanto, ninguém acertou as seis dezenas, e o valor acabou acumulando para o sorteio seguinte, realizado apenas em janeiro, o que causou sensação de anticlímax entre os apostadores.
A repercussão negativa levou a Caixa Econômica Federal a revisar o formato. A partir da segunda edição, em 2009, foi instituída oficialmente a regra que impede o acúmulo do prêmio da Mega da Virada. Desde então, o sorteio especial passou a garantir que o valor total fosse distribuído obrigatoriamente na própria noite de réveillon.
Galaxy S26 pode acabar com áreas sem sinal graças à nova conexão via satélite; saiba mais
Qual orixá rege 2026? Veja o que esperar do ano segundo as tradições afro-brasileiras