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SET EXPO 2025: líderes da TV brasileira debatem inovação, DTV+ e o futuro da comunicação

Executivos e especialistas discutem inovação, regulamentação da TV 3.0 e o papel da TV aberta na formação cultural e social dos brasileiros  |  O evento de tecnologia e comunicação audiovisual é um dos principais da América Latina. - Foto: Divulgação

Publicado em 19/08/2025, às 18h34   O evento de tecnologia e comunicação audiovisual é um dos principais da América Latina. - Foto: Divulgação   Camila Lutfi

Nesta terça-feira (19), o SET EXPO 2025, principal evento de tecnologia e comunicação audiovisual da América Latina, reuniu em São Paulo líderes das maiores emissoras do país, especialistas e empresas de tecnologia para discutir o futuro da TV no Brasil, incluindo as tendências em DTV+ (TV 3.0) e inovação digital.

O evento começou com a cerimônia de abertura, mediada pelo jornalista Guilherme Ravache, que contou com a participação de executivos de destaque: Daniela Beyruti (CEO do SBT), Paulo Marinho (Diretor-presidente da Globo), Claudio Luiz Giordani (CEO do Grupo Bandeirantes de Comunicação) e Marcus Vinícius Vieira (CEO da Record).

Foto: Divulgação/SET EXPO

CEOs das principais emissoras reforçam a força da TV aberta no país

 Os CEOs abordaram a relevância da TV aberta em meio a um cenário de mudanças e ao crescimento de plataformas digitais.

Todos reforçaram que a TV continua presente no dia a dia dos brasileiros e que a transição para o digital e para a DTV+ precisa ser acompanhada de colaboração entre emissoras.

Foto: Divulgação/SET EXPO

A discussão destacou a importância da união do setor, do uso de tecnologia para personalizar a experiência do público e da inteligência artificial para otimizar produção e custos.

Também foi enfatizado o papel social da TV aberta, como meio de alcance massivo e gratuito, e a necessidade de equilíbrio entre inovação e regulação, garantindo que o setor se mantenha relevante e sustentável no longo prazo.

"Estamos falando de entretenimento gratuito acessível a 90% do país. Precisamos de união, de apoio governamental e de conversas francas com parceiros", afirmou Claudio Luiz Giordani.

Futuro da TV no Brasil é destaque dos debates

O painel “O Futuro da TV no Brasil”, por sua vez, destacou os desafios e oportunidades para a implementação da TV 3.0, abordando questões regulatórias, parcerias entre emissoras, distribuição de canais e recepção do público. O decreto da TV 3.0 será assinado na próxima quarta-feira (27/08).

Os debatedores reforçaram a importância de garantir que toda a população receba o novo sinal com qualidade, e que a colaboração entre empresas e órgãos reguladores será essencial para o sucesso do projeto. Vinícius Caram, conselheiro da Anatel, afirma que "estamos avançando com diálogo e acreditamos no futuro da radiodifusão, que traz credibilidade a todos."

O painel também destacou que a TV 3.0 permitirá maior interatividade com o público, oportunidades de inovação e uma concorrência mais equilibrada, mantendo a relevância da TV aberta e fortalecendo a produção regional, considerada fundamental para a formação cultural dos brasileiros.

Tecnologia e DTV+

Outro destaque do dia foi o painel sobre DTV+ (TV 3.0), que contou com a participação de Paulo Eduardo dos Reis Cardoso (Anatel), Kim Mota (Órbita e Radiodifusão), Gunnar Bedicks (CTO da Seja Digital) e Ana Eliza Faria e Silva (Globo). 

Entre os temas discutidos estiveram a experiência do usuário, evolução tecnológica e a expansão do sinal digital no Brasil.

O SET EXPO também trouxe debates sobre broadcast definido por software, escalabilidade e inteligência operacional, com especialistas da Globo, NGN Telecom, Imagine Communications e Grass Valley. 

O evento reforçou a importância da inovação e da colaboração entre empresas e órgãos reguladores para o crescimento sustentável do setor audiovisual.

Regulação de plataformas de internet e IA

Por fim, o painel "Regulação de Plataformas de Internet e IA: Desafios e Oportunidades na Era Digital" discutiu como, quando e quanto regular plataformas digitais e de inteligência artificial (IA).

Para Andreia Saad, Diretora Jurídica e DPO da Globo, a real novidade no setor é o lançamento da IA generativa, "tocando na alma" do que é a produção de mídia.

“Você determinar quem é o autor daquele conteúdo implica em determinar quem tem direito exclusivo sobre ele, em questão de comercialização e reprodução”, comentou Saad.

Já Marina Pita, Diretora de Promoção de Liberdade de Expressão da Secretaria de Politicas Digitais (SECOM-PR), alertou para os problemas reais que as plataformas de internet possuem atualmente, como crimes, fraudes, golpes, mas também do direito do consumidor das pessoas que dependem das plataformas para que seus conteúdos sejam viabilizados.

“Nós precisamos ter obrigações de transparência para plataformas, para que o ecossistema digital não tenha que ser resolvido caso a caso”, disse, também desabafando que há muito a avançar em questão de proteção dos direitos na internet.

O terceiro palestrante, Diogo Cortiz, Pesquisador no NIC.br e Professor na PUC-SP, afirmou que a IA cria uma camada de infraestrutura tecnológica que "vai invadir todos os setores econômicos”.

Para ele, a IA é uma tecnologia que domina a linguagem e isso a diferencia das demais. "Porque a linguagem é colocada pelos cientistas como uma característica que nos [humanos] diferencia de outras espécies. Por isso na questão de regulamentação precisamos ter uma visão sistêmica. Não dá pra só transferir o que acontece em outras tecnologias", argumentou.

BNews São Paulo acompanha o SET EXPO 2025 amanhã

A cobertura do BNews São Paulo continuará amanhã para explorar as novas tecnologias e os impactos das discussões do SET EXPO 2025 para o futuro da TV brasileira.

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TagsInteligência ArtificialTelevisãoTVTV 3.0Mídia

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