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Publicado em 20/08/2025, às 18h03 Foto: Marcela Guimarães/ BNews SP Camila Lutfi
São Paulo recebeu nesta quarta-feira (20) mais um dia do SET EXPO 2025, maior encontro de tecnologia e comunicação audiovisual da América Latina.
O evento reuniu executivos das principais emissoras do país, especialistas internacionais e representantes de empresas de tecnologia para discutir o futuro da TV aberta e as transformações digitais do setor.
O primeiro painel do dia, “DTV+: da Tecnologia aos Produtos – Caminhos para a Implementação Escalável”, trouxe uma análise sobre os avanços técnicos que permitirão a adoção do novo padrão de transmissão no Brasil.
Representantes da Globo destacaram como a evolução do DTV+ amplia as possibilidades de interatividade e a criação de novos produtos digitais.
Na sequência, a mesa “As Novas Fronteiras do DTV+: Satélite e Celular” discutiu como as redes móveis e o uso de satélites podem acelerar a expansão da nova geração da TV digital, garantindo maior cobertura e alcance da população. Especialistas da Globo, Claro Empresas e Rohde & Schwarz apresentaram caminhos para a integração desses modelos.
Outro ponto de destaque foi a palestra “Da Deterioração à Digitalização: Qual é o Plano de Sobrevivência do Seu Acervo?”, que debateu a preservação de arquivos audiovisuais diante da ameaça da deterioração física.
Executivos do SBT e da Globo, ao lado de empresas internacionais, mostraram como a inteligência artificial vem sendo usada para organizar e valorizar acervos históricos.
“A IA surge como uma solução para conhecermos a fundo cada conteúdo do nosso acervo. O meme ‘Que show da Xuxa é esse’ veio de um material bruto que nunca foi ao ar, mas permaneceu na lembrança de um produtor e acabou incluído em um documentário anos depois. Agora, imagine quantas outras cenas ‘esquecidas’ como essa não estão guardadas em nosso acervo", exemplifica Renan Porto Gomes, gerente de tecnologia e head de Acervo da Globo.
No painel “TV 3.0: Novas Métricas e Monetização”, executivos do SBT, Globo, Kantar IBOPE Media, Magnite e MBC explicaram como a nova tecnologia vai transformar a medição de audiência e a relação do mercado publicitário com a TV aberta.
Os debatedores reforçaram tendências de consumo de mídia: a TV continua sendo o dispositivo mais utilizado para assistir vídeos em casa, mas o consumo via TV conectada à internet está crescendo, especialmente para a TV aberta.
Já no painel painel “O Futuro da Publicidade na TV: Inovação, Monetização e Conexão com o Público”, Eliseu Barreira Junior, Head Marketing de Produtos da Globo, detalhou a lógica comercial da TV 3.0, enquanto Alarico Naves, Superintendente Comercial Multiplataforma da Record, comentou os desafios de mensurar a audiência da DTV+, considerando que a tela é compartilhada por famílias e grupos.
Nesse jogo, a inteligência artificial foi apontada como aliada estratégica para otimizar produção, reduzir custos e personalizar conteúdos.
Há ainda mais programação para esta quinta-feira (21). Confira aqui.
Na última terça-feira (19), o evento reuniu em São Paulo os líderes das maiores emissoras do país, especialistas e empresas de tecnologia para discutir o futuro da TV no Brasil, incluindo as tendências em DTV+ (TV 3.0) e inovação digital.
O evento começou com a cerimônia de abertura, mediada pelo jornalista Guilherme Ravache, que contou com a participação de executivos de destaque: Daniela Beyruti (CEO do SBT), Paulo Marinho (Diretor-presidente da Globo), Claudio Luiz Giordani (CEO do Grupo Bandeirantes de Comunicação) e Marcus Vinícius Vieira (CEO da Record).
Entre os temas discutidos ontem, estiveram a experiência do usuário, evolução tecnológica e a expansão do sinal digital no Brasil. Além disso, líderes debateram como, quando e quanto regular plataformas digitais e de inteligência artificial (IA). Veja mais detalhes do que aconteceu ontem da SET Expo.
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