Negócios
Publicado em 19/11/2025, às 13h18 Foto: Divulgação/Volkswagen Marcela Guimarães
O mercado automotivo começou novembro com mudanças importantes no ranking de vendas, principalmente entre SUVs e picapes.
Mesmo sem liderar entre os carros de passeio na primeira quinzena, o Volkswagen Tera seguiu como o SUV mais vendido do período. O Hyundai Creta continua na sua cola, acumulando 4.232 vendas nos primeiros 15 dias do mês.
Logo atrás, o Volkswagen T-Cross, que voltou a crescer após a paralisação para adequações da fábrica de São José dos Pinhais (PR) para o futuro projeto Udara, surge como terceiro colocado entre os utilitários esportivos. Jeep Compass e Honda HR-V completam o Top 5 da categoria.
Do outro lado, o Toyota Corolla Cross vive uma fase mais instável. Apesar de ter assumido a liderança entre os SUVs médios em 2025, o modelo ficou fora da lista dos 20 mais vendidos na primeira metade de novembro.
A queda ocorre após a tempestade que prejudicou a fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz (SP), obrigando a montadora a paralisar a produção em outubro.
Em novembro, a produção voltou em Indaiatuba (SP). Por enquanto, apenas as versões híbridas estão sendo produzidas, que dependem de propulsores importados. Até outubro, o SUV ainda mantinha vantagem de 7 mil unidades em cima do Jeep Compass.
No segmento das picapes médias, a disputa segue apertada. Pelo segundo mês consecutivo, a Chevrolet S10 superou a Ford Ranger, com 1.408 unidades vendidas contra 1.319 na primeira quinzena, segundo dados da Fenabrave.
Quando também se considera os comerciais leves no ranking geral, o líder absoluto do mercado muda. A Fiat Strada aparece isolada no topo, com 6.137 vendas. A poucas semanas do fim de 2025, o modelo da marca italiana está praticamente garantido como o veículo mais vendido do ano.
O Volkswagen Polo, que foi um grande concorrente à liderança) perdeu ritmo desde a chegada do Tera. O novo modelo de entrada tem atraído consumidores que antes optavam pelo hatch.
Como resultado, o Polo caiu para a nona posição no ranking geral da primeira quinzena de novembro, considerando automóveis e comerciais leves.
Yaris Cross 2026: Toyota confirma data e local de estreia do carro no Brasil
Fiat Uno: descubra o segredo por trás do carro popular mais confiável do país