Negócios
Publicado em 11/08/2025, às 10h54 Foto: Divulgação/Toyota Marcela Guimarães
O Toyota Yaris Cross será a grande novidade da marca japonesa no mercado brasileiro em 2025.
Previsto para chegar em outubro, o modelo deve conquistar consumidores por ser o carro híbrido mais acessível do país, um ponto importante ao compará-lo a outros SUVs compactos.
O lançamento também será o mais barato da Toyota no Brasil. A produção das versões hatch e sedã do Yaris focadas no mercado nacional foi encerrada no fim de 2024 (o hatch segue sendo produzido apenas para exportação).
Com isso, os estoques estão perto de acabar. Em junho, foram emplacadas apenas 146 unidades do hatch e 122 do sedã, números bem distantes das mais de 2.000 unidades que cada um registrava há pelo menos um ano.
O Yaris Cross entrará na acirrada disputa dos SUVs compactos, enfrentando nomes de peso como Honda HR-V, Hyundai Creta, Jeep Renegade, Volkswagen T-Cross e o prometido Honda WR-V.
Na Ásia, onde o modelo já roda, o Yaris Cross obteve 5 estrelas em segurança após testes de impacto no programa ASEAN NCAP. O SUV conquistou 83,02 pontos, com bom desempenho em colisões laterais e frontais.
Em impacto frontal, apenas a proteção para a perna do motorista foi considerada “marginal” e o tronco dos passageiros “adequado”, mas o resultado geral impressiona: 29,8 de 32 pontos possíveis.
O desempenho na proteção infantil também chamou atenção, com 44,17 pontos de 51. O que impediu uma pontuação ainda maior foi a ausência do sistema que detecta crianças no banco traseiro.
Nos recursos de assistência à condução, o Yaris Cross somou 17,74 pontos de 21.
Na Tailândia, o carro é equipado com seis airbags, freios a disco nas quatro rodas, freio de estacionamento eletrônico com função auto-hold e pacote ADAS com recursos como sistema pré-colisão, assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo e faróis full-LED automáticos.
O SUV também conta com central multimídia de 10,1″ compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, painel de instrumentos digital, chave presencial e saída de ar-condicionado para os bancos traseiros.
Dependendo da configuração escolhida, o Toyota Yaris Cross 2025 pode oferecer acabamento macio no painel, bancos de couro e teto solar panorâmico.
Ford abre centro dedicado a veículos elétricos acessíveis; confira
Militares da Colômbia e Peru se instalam na fronteira do Brasil; entenda o motivo