Negócios
Publicado em 26/10/2025, às 05h00 Foto: Reprodução/Freepik Fernanda Montanha
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) publicou uma série de recomendações importantes para os mais de 61 mil candidatos que participam da primeira fase do vestibular 2026, marcada para este domingo (26).
O exame será realizado no período da manhã, o que exige atenção redobrada ao horário de chegada.
A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) orienta que os candidatos cheguem com pelo menos uma hora de antecedência, já que os portões serão abertos às 8h e fechados pontualmente às 9h (horário de Brasília). Após o fechamento, não será permitida a entrada em hipótese alguma, conta a CNN.
A prova terá duração de até cinco horas, e o tempo mínimo de permanência em sala é de duas horas. A Comvest destaca que a organização e o planejamento prévio podem fazer toda a diferença no desempenho.
O exame será realizado em 31 cidades do estado de São Paulo, entre elas Campinas, Americana, Marília, São Bernardo do Campo e a capital paulista. Fora do estado, haverá aplicação em seis capitais brasileiras, incluindo Brasília, Belo Horizonte, Recife, Curitiba, Fortaleza e Salvador.
Os candidatos podem consultar o local exato de prova na área logada do site da Comvest, onde também foram enviadas as informações por e-mail.
A primeira fase é composta por 72 questões de múltipla escolha, cada uma com quatro alternativas e valendo um ponto. O conteúdo abrange diversas áreas do conhecimento, como língua portuguesa e literaturas (12 questões), matemática (12), ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia, somando 20) e ciências da natureza (física, química e biologia, com 21), além de inglês (7 questões).
A distribuição equilibrada das áreas busca avaliar o raciocínio e a compreensão global do candidato, segundo a Comvest.
Para participar da prova, é obrigatório apresentar o documento de identidade original utilizado na inscrição, além de caneta preta de material transparente, lápis e borracha. O uso de régua e compasso transparentes é permitido.
Por outro lado, equipamentos eletrônicos, relógios, bonés, corretivos e lapiseiras estão proibidos. Já água, sucos, chocolates e lanches leves são permitidos.
A segunda fase do vestibular ocorrerá nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, enquanto as provas de habilidades específicas (exceto música) estão previstas para o período de 3 a 5 de dezembro. O resultado da primeira chamada será divulgado em 23 de janeiro, com matrícula virtual nos dias 26 e 27 do mesmo mês.
Fique ligado: frente fria provoca chuvas intensas em seis regiões do país
Câmera do Xiaomi 17 Pro Max desafia os topos de linha; mas será que vale o hype?