Entretenimento

Vai fazer a prova da Unicamp? Veja os temas que mais caem, segundo especialista

Foto: Reprodução/Unsplash.
Interpretação de texto e contexto social e econômico brasileiro são alguns dos temas que mais aparecem no vestibular da Unicamp; confira todos  |   BNews SP - Divulgação Foto: Reprodução/Unsplash.
Bianca Novais

por Bianca Novais

[email protected]

Publicado em 23/10/2025, às 14h52



Um levantamento do SAS Educação das provas aplicadas entre 2011 e 2024 verificou que o vestibular da Unicamp vai além do conhecimento técnico, exigindo interpretação, análise e aplicação dos conteúdos em contextos reais.

Segundo a CNN, a prova equilibra teoria e leitura crítica do mundo, valorizando temas contemporâneos, sociais e urbanos.

"O vestibular da Unicamp exige uma postura analítica", diz Ademar Celedônio, diretor de ensino e inovações educacionais do SAS Educação. Foto: Reprodução/Unsplash.
"O vestibular da Unicamp exige uma postura analítica", diz Ademar Celedônio, diretor de ensino e inovações educacionais do SAS Educação. Foto: Reprodução/Unsplash.

Conteúdo do vestibular da Unicamp

O SAS Educação detalhou quanto de cada assunto é exigido na prova de admissão da Unicamp, confira:

  • Matemática: Geometria Plana (10,6%) e Funções (9,9%) são frequentes, muitas vezes aplicadas em situações do cotidiano, como análise de dados populacionais e consumo energético.
  • Português: A Competência Leitora é primordial, representando 37,4% das questões, que exploram a interpretação de infográficos, textos jornalísticos, campanhas publicitárias e discursos políticos.
  • Geografia: Urbanização e migrações compõem 12,74% das questões.
  • Química: Sustentabilidade e impactos ambientais somam mais de 15%.
  • História: Ditadura Civil-Militar, Segunda Guerra Mundial, América Latina e direitos humanos aparecem em cerca de 20% da prova.
  • Interdisciplinaridade: Temas como gênero, pós-modernidade, marxismo e movimentos sociais são recorrentes em filosofia e sociologia, estimulando o pensamento crítico sobre os desafios contemporâneos.

Ademar Celedônio, diretor de ensino e inovações educacionais do SAS Educação, enfatiza que o vestibular da Unicamp exige uma postura analítica: "Não basta saber o conteúdo: é preciso compreender o contexto, conectar saberes e refletir sobre os impactos sociais, políticos e ambientais das questões".

Este mapeamento completo de provas de vestibulares do SAS Educação é uma estratégia de apoio a estudantes, professores e demais educadores no planejamento dos estudos para o ingresso no ensino superior.

Cronograma da Unicamp 2026

  • Prova da primeira fase: 26 de outubro;
  • Provas da segunda fase: 30 de novembro e 1º de dezembro;
  • Provas de habilidades específicas (arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança): 3 a 5 de dezembro;
  • Divulgação dos aprovados na primeira chamada: 23 de janeiro de 2026.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp