Negócios

Descubra o valor do desconto para idosos na compra de um carro novo

Nova lei deve facilitar o acesso de idosos à mobilidade urbana com benefícios especiais na compra do carro próprio no Brasil  |  Foto: Unsplash

Publicado em 03/07/2025, às 13h02   Foto: Unsplash   Marcela Guimarães

O sonho do carro próprio ficou mais distante para muitos brasileiros nos últimos anos. A inflação, a alta do dólar e os impostos infinitos fizeram com que os preços decolassem nas concessionárias. Até modelos de entrada ultrapassaram os R$ 70 mil.

Para os idosos, que geralmente contam com renda fixa e lidam com gastos envolvendo saúde e moradia, comprar um carro novo se tornou quase impossível, mas uma nova lei federal deve trazer mudanças positivas.

Descontos para quem tem 60 anos ou mais

A medida do Governo Federal garante descontos de até 30% na compra de veículos novos para pessoas com 60 anos ou mais, desde que o automóvel tenha valor de até R$ 70 mil.

De acordo com a Câmara dos Deputados, a meta é trazer mais autonomia e qualidade de vida à população idosa, principalmente neste momento que a mobilidade vem se tornando cada vez mais importante.

O benefício vale para carros de entrada ou intermediários e pode ser usado em compras feitas diretamente nas concessionárias.

Como garantir o desconto

Para ter acesso ao benefício, é necessário comprovar a idade mínima de 60 anos no momento da compra. Em alguns casos, também pode ser solicitada a documentação que comprove a renda familiar.

Modelos populares de montadoras como Fiat, Chevrolet, Hyundai, Renault e Volkswagen já aparecem dentro do valor máximo, sendo carros compactos, econômicos e ideais para o dia a dia, mas que também oferecem conforto para viagens.

Os interessados podem consultar concessionárias autorizadas ou os sites oficiais das fabricantes para fazer uma análise dos modelos que se enquadram na nova regra. Também é recomendado comparar as ofertas e formas de pagamento disponíveis.

Muito mais do que um carro

O acesso a um veículo pode representar liberdade, segurança e independência para muitos idosos. A nova lei diminui a dependência do transporte público e contribui para um envelhecimento mais ativo.

Classificação Indicativa: Livre


TagsCarroGoverno federalIdosos

Leia também


Criminalidade cai na Paulista, mas dispara nos bairros vizinhos; veja o que mudou


Dormir rápido? Conheça a técnica que promete dar sono em 1 minuto