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Publicado em 26/09/2025, às 14h28 Foto: Unsplash Marcela Guimarães
A Toyota enfrenta um dos momentos mais complicados de sua operação no Brasil.
A destruição da fábrica de motores de Porto Feliz (SP), que aconteceu na última segunda-feira (22), fez com que a marca suspendesse a produção nacional por tempo indeterminado, o que deve afetar suas vendas no país.
A paralisação interrompe a venda de dois dos modelos mais importantes da empresa no Brasil. Com os estoques acabando, eles “sumirão” das concessionárias, o que deve comprometer as estratégias da Toyota.
Nos oito primeiros meses de 2025, a marca ocupou a quarta posição entre as montadoras que mais venderam automóveis e comerciais leves, com 121.922 emplacamentos e participação de 7,74% no mercado.
Um dos carros atingidos pelo problema é o Corolla, líder entre os sedãs médios, com 24.456 unidades vendidas até agosto e participação de 58,06% nesse nicho.
No ranking geral dos sedãs, o modelo ocupa o terceiro lugar, atrás apenas do Chevrolet Onix Plus (29.299) e do Volkswagen Virtus (24.681).
Produzido em Indaiatuba (SP), o modelo terá a fabricação transferida para Sorocaba (SP) em 2026, dentro do plano de expansão que deve contar com R$ 11 bilhões de investimentos até 2030.
Outro modelo é o Corolla Cross, SUV que lidera entre os médios e soma 44.692 emplacamentos em 2025. Considerando todos os utilitários esportivos do mercado brasileiro, ele aparece na terceira posição.
O carro também deixou de ser produzido por causa da suspensão das atividades na cidade de Sorocaba.
A paralisação não só atrapalha a venda de veículos já presentes no Brasil como também inviabiliza o lançamento do Yaris Cross 2026, que estava previsto para estrear em outubro.
O novo SUV compacto tinha a missão de virar o carro mais acessível da Toyota no Brasil e suceder o Yaris hatch, que saiu de linha no mercado nacional, mas ainda é exportado para países vizinhos.
Segundo o portal UOL Carros, com a nova crise, a Toyota terá que depender da produção argentina para manter sua presença no mercado brasileiro.
É de lá que saem dois dos modelos mais famosos da marca, ou seja, a picape Hilux, grande líder entre as médias com 32.090 unidades vendidas até agosto, e o SW4, versão SUV da caminhonete que registrou 10.981 vendas e hoje é o utilitário 4x4 mais vendido do país.
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