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Vendas de dois carros da Toyota devem despencar com fábrica parada em SP

Destruição da fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz (SP), que aconteceu na última segunda (22), mudou os planos da montadora no Brasil  |  Foto: Unsplash

Publicado em 26/09/2025, às 14h28   Foto: Unsplash   Marcela Guimarães

A Toyota enfrenta um dos momentos mais complicados de sua operação no Brasil.

A destruição da fábrica de motores de Porto Feliz (SP), que aconteceu na última segunda-feira (22), fez com que a marca suspendesse a produção nacional por tempo indeterminado, o que deve afetar suas vendas no país.

Impacto nacional

A paralisação interrompe a venda de dois dos modelos mais importantes da empresa no Brasil. Com os estoques acabando, eles “sumirão” das concessionárias, o que deve comprometer as estratégias da Toyota.

Nos oito primeiros meses de 2025, a marca ocupou a quarta posição entre as montadoras que mais venderam automóveis e comerciais leves, com 121.922 emplacamentos e participação de 7,74% no mercado.

Corolla e Corolla Cross

Um dos carros atingidos pelo problema é o Corolla, líder entre os sedãs médios, com 24.456 unidades vendidas até agosto e participação de 58,06% nesse nicho.

No ranking geral dos sedãs, o modelo ocupa o terceiro lugar, atrás apenas do Chevrolet Onix Plus (29.299) e do Volkswagen Virtus (24.681).

Produzido em Indaiatuba (SP), o modelo terá a fabricação transferida para Sorocaba (SP) em 2026, dentro do plano de expansão que deve contar com R$ 11 bilhões de investimentos até 2030.

Outro modelo é o Corolla Cross, SUV que lidera entre os médios e soma 44.692 emplacamentos em 2025. Considerando todos os utilitários esportivos do mercado brasileiro, ele aparece na terceira posição.

O carro também deixou de ser produzido por causa da suspensão das atividades na cidade de Sorocaba.

Lançamentos comprometidos

A paralisação não só atrapalha a venda de veículos já presentes no Brasil como também inviabiliza o lançamento do Yaris Cross 2026, que estava previsto para estrear em outubro.

O novo SUV compacto tinha a missão de virar o carro mais acessível da Toyota no Brasil e suceder o Yaris hatch, que saiu de linha no mercado nacional, mas ainda é exportado para países vizinhos.

Yaris Cross 2026 (Foto: Divulgação/Toyota)

Fábricas argentinas

Segundo o portal UOL Carros, com a nova crise, a Toyota terá que depender da produção argentina para manter sua presença no mercado brasileiro.

É de lá que saem dois dos modelos mais famosos da marca, ou seja, a picape Hilux, grande líder entre as médias com 32.090 unidades vendidas até agosto, e o SW4, versão SUV da caminhonete que registrou 10.981 vendas e hoje é o utilitário 4x4 mais vendido do país.

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