Polícia
Publicado em 03/02/2026, às 15h31 Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil Ana Caroline Alves
Pelo segundo ano consecutivo, o Capão Redondo, na Zona Sul de São Paulo, aparece como o bairro com maior número de assaltos registrados na capital paulista.
Os dados fazem parte do levantamento divulgado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) e consideram as ocorrências contabilizadas ao longo de 2025.
Apesar de manter a liderança no ranking, o bairro apresentou redução nos casos em relação ao ano anterior. Foram 3.964 registros de assaltos em 2025, contra 4.116 em 2024, uma queda de 3,6%.
A tendência de diminuição também foi observada em outros bairros que estão entre os mais violentos da cidade, as informações são do CBN.
Na segunda colocação aparece o Campo Limpo, também na Zona Sul, com 3.536 assaltos no ano passado, o que representa uma redução de 8,5% em comparação com 2024. Em seguida, Pinheiros, na Zona Oeste, registrou 3.150 ocorrências, queda de 11,7% no mesmo período.
Completam a lista dos dez bairros com mais assaltos em São Paulo: Sé, Parque Santo Antônio, Perdizes, Campos Elíseos, Santo Amaro, Jardim Herculano e Consolação. Segundo a SSP, bairros das zonas Sul, Oeste e do Centro dominam o ranking, mesmo com a retração geral dos índices na cidade.
Embora a capital tenha registrado uma redução geral de 14% nos assaltos em 2025, algumas áreas apresentaram crescimento expressivo. O Parque Santo Antônio teve aumento de quase 22% nos roubos, passando de 2.132 para 2.596 ocorrências. Já o Jardim Herculano registrou alta de 11%.
Por outro lado, bairros do Centro, como Campos Elíseos, tiveram queda significativa, próxima de 28%. O governo do Estado atribui parte dessa redução ao esvaziamento das cenas de uso aberto de drogas na região da Cracolândia.
Quando o recorte é roubo e furto de veículos, o cenário muda. A Zona Leste lidera os registros, com destaque para o Tatuapé, que teve 1.353 casos em 2025, apesar de uma queda de quase 27%. São Mateus aparece em segundo lugar, com aumento de 11% nas ocorrências.
No total, São Paulo registrou uma redução de 11% nos crimes envolvendo veículos, indicando uma diminuição nesse tipo de delito, mesmo com variações entre os bairros.
Polícia Civil desmonta esquema de estelionato que causou prejuízo milionário no interior de SP
Reforço policial e tecnologia fazem roubos de celulares caírem em SP; entenda