Polícia
Publicado em 12/05/2025, às 13h49 Foto: Freepik Isabela Fernandes
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a retirada de circulação de diversos cosméticos, incluindo shampoos de marcas conhecidas no país, por estarem sendo vendidos sem o registro obrigatório.
Entre os produtos banidos estão itens da Titânia Indústria de Cosméticos Ltda e da Ecco Brasil Ecological Cosmetics Ltda.
A ausência do registro na Anvisa indica que esses produtos não passaram pelas análises necessárias para garantir sua segurança e eficácia. Isso representa um risco para os consumidores, que podem sofrer reações adversas, como alergias, irritações na pele e até problemas mais graves com o uso contínuo.
Entre os itens suspensos estão o “The First Shampoo 2.0 Sweet Profissional”, da Titânia, e o “Shampoo Erva Doce Álcool”, da Ecco Brasil. Além desses, também foram retirados o “Condicionador Ecco” e o “Sabonete Líquido Erva Doce”, muito populares entre os consumidores.
Apesar de estarem disponíveis em salões de beleza e prateleiras de lojas, esses produtos não atendiam às exigências sanitárias. Segundo a Anvisa, todo cosmético precisa ser registrado para garantir que sua fórmula esteja de acordo com os padrões exigidos pela legislação brasileira.
A agência reforça que o consumidor tem um papel importante na prevenção do uso de produtos irregulares. Antes de comprar um cosmético, é possível verificar no site da Anvisa se ele possui registro. Normalmente, essa informação também está impressa na embalagem, identificada como número de processo ou número de registro.
O controle rígido feito pela Anvisa não tem o objetivo de atrapalhar a indústria, mas sim de proteger a população de possíveis danos causados por produtos mal formulados ou sem comprovação de qualidade. Empresas que fabricam e vendem cosméticos são responsáveis por seguir todas as normas de segurança e rotulagem estabelecidas pela legislação. Caso não, seus produtos são retirados das prateleiras para o bem-estar dos consumidores.
Quer viver mais e melhor? Estas dicas de um especialista da Harvard podem ajudar a retardar o envelhecimento
Médico cria técnica para engrossar o pênis; veja como funciona