Política
Publicado em 29/10/2025, às 21h27 Foto: Freepik Marcela Guimarães
Foi determinada a suspensão imediata da fabricação, distribuição e comercialização dos cafés Torrado e Moído Extraforte e Tradicional da marca Câmara, vendidos em muitas regiões brasileiras.
A medida foi tomada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) após análises laboratoriais identificarem a presença de fragmentos parecidos com vidro em um dos lotes.
O lote 160229 foi avaliado pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen/RJ), que confirmou a presença de partículas estranhas no produto.
Além do risco à saúde dos consumidores (com ferimentos na boca, esôfago e sistema gastrointestinal), a análise identificou dados falsos presentes nos rótulos, como fabricantes que sequer existem.
Com base no que foi revelado na identificação, a Anvisa determinou que todos os lotes da marca fossem retirados das prateleiras imediatamente, alertando os brasileiros para que não consumissem o café em nenhuma circunstância.
O caso dá ainda mais destaque à necessidade de uma fiscalização rigorosa de produtos alimentícios, principalmente itens de consumo diário como o café.
A Anvisa recomenda que consumidores que ainda possuam embalagens da marca Câmara comuniquem às vigilâncias sanitárias locais quais são os comércios que seguem vendendo o produto suspenso.
Assinante extra: como a Netflix descobre quem usa senha compartilhada?
Glitter e bomba atômica? Entenda a teoria da conspiração que ressurgiu na web