Política
Publicado em 14/08/2025, às 19h49 O prédio é demolido devido ao risco à integridade física das pessoas no entorno do imóvel. - Foto: Reprodução/YouTube/@dronenatrilha Camila Lutfi
A Prefeitura de São Paulo iniciou nesta quinta-feira (14) a demolição do prédio abandonado conhecido como “Caveirão”, no centro de São Paulo.
Abandonado desde a década de 1960, o imóvel localizado na Rua do Carmo, próximo à Catedral da Sé, nunca foi terminado.
Desde então, seu “esqueleto” permanece erguido no centro, conhecido como um ponto de tráfico de drogas na região.
Em fevereiro, a Justiça do estado determinou que a prefeitura deveria arcar com os custos da demolição, e seja reembolsada pelo dono do edifício, o empresário Rivaldo Sant’Anna.
A justificativa para a demolição, segundo o Tribunal de Justiça estadual, se dá pelo “risco à integridade física das pessoas no entorno do imóvel, por perigo, em especial, de desabamento ou incêndio.”
Com 23 andares, a construção apresenta sinais de deterioração e sofre grande risco de desabamento, conforme alertam laudos técnicos da prefeitura desde 2012.
A prefeitura já havia solicitado, em 2018, que Rivaldo Sant'Anna demolisse o edifício, porém o empresário não cumpriu a ordem judicial.
Em 2024, a Justiça interviu determinando a demolição imediata do Caveirão, sob pena de multa diária de R$ 500. Sant’Anna alegou não ter condições financeiras para a empreitada.
Dessa forma, a Procuradoria Geral do Município (PGM) obteve autorização da Justiça para a prefeitura executar a demolição, com ressarcimento pelo proprietário.
A Subprefeitura da Sé e a Demolidora FBI fecharam um acordo de R$ 6 milhões para acabar com o prédio.
O alto valor condiz com o trabalho que deve demorar 300 dias, visto que o edifício deve ser demolido manualmente para preservar imóveis tombados no entorno — pois está localizado no Centro Histórico da cidade.
Será de responsabilidade da demolidora preparar o local e instalar telas de proteção, tapumes e acessos seguros. Ainda, será necessário retirar o entulho e construir um muro para fechamento do terreno onde fica o "Caveirão".
Quem é a vice-prefeita PM que assumiu São Bernardo após afastamento de Marcelo Lima
Camisinha texturizada do SUS chama atenção em vídeo de médico: ‘totalmente de graça’