Política

Chuva intensa prevista para hoje mobiliza Defesa Civil e órgãos de emergência em SP; entenda

Avanço de frente fria e risco de altos acumulados levam governo estadual a mobilizar órgãos para resposta rápida a emergências  |  Foto: Reprodução/Agência Brasil

Publicado em 19/01/2026, às 12h34   Foto: Reprodução/Agência Brasil   Ana Caroline Alves

A Defesa Civil do Estado de São Paulo ativou, nesta segunda-feira (19), o Gabinete de Crise diante da previsão de chuvas intensas e volumes elevados em diferentes regiões do estado.

O gabinete funcionará de forma presencial na capital paulista e reunirá representantes de todas as instituições envolvidas na gestão de emergências, como Corpo de Bombeiros, concessionárias de serviços públicos, polícias, órgãos de trânsito e secretarias estaduais.

A mobilização tem como principal objetivo otimizar recursos e reduzir o tempo de resposta em casos de alagamentos, deslizamentos, quedas de árvores e outros transtornos provocados pelas chuvas, as informações são do Metrópoles.

Condições meteorológicas elevam risco de transtornos

De acordo com a Defesa Civil, as condições atmosféricas favorecem a ocorrência de chuvas em todo o território paulista. As precipitações devem ocorrer na forma de pancadas moderadas a fortes, com possibilidade de raios, rajadas de vento e queda isolada de granizo.

Divulgação: Agência SP

Previsão do tempo para a capital paulista

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esta segunda-feira deve ser marcada por céu com muitas nuvens na cidade de São Paulo. A previsão aponta pancadas de chuva ao longo do dia, com chance de granizo em pontos isolados. As temperaturas devem variar entre 16 °C, na mínima, e 25 °C, na máxima.

As autoridades recomendam que a população evite áreas de risco durante temporais, não enfrente alagamentos e fique atenta a comunicados oficiais emitidos pelos canais da Defesa Civil.

Alerta extremo reforça atenção da população

No último sábado (17), a capital paulista enfrentou uma forte tempestade que resultou na emissão de um inédito alerta extremo da Defesa Civil. Esse é o nível máximo de alerta, acionado quando há ameaça severa à vida ou ao patrimônio.

Nessa categoria, a mensagem enviada aos celulares dispara vibração e sinal sonoro semelhante a uma sirene, mesmo com o aparelho no modo silencioso. A tela do celular fica bloqueada com o aviso, que só desaparece após a confirmação do usuário.

Com a manutenção das condições climáticas instáveis, o estado segue em atenção máxima para novos episódios de chuva intensa nos próximos dias.

Classificação Indicativa: Livre


TagsSão PauloClima

Leia também


Atriz Nina Baiocchi reage a assalto em carro de app no Centro de SP e fica ferida


Ex-namorada de participante do BBB 26 relata agressões e diz que relação foi “bem pesada”; veja quem é