Política

Colégio do interior de SP é destaque estadual e nacional no Enem

A pontuação dos alunos garante a 10ª posição entre os melhores desempenhos de escolas públicas no Brasil.  |  A escola em destaque é mantida pela Escola de Engenharia de Lorena, da USP. - Foto: Freepik

Publicado em 29/07/2025, às 16h21   A escola em destaque é mantida pela Escola de Engenharia de Lorena, da USP. - Foto: Freepik   Camila Lutfi

Um colégio técnico de Lorena foi classificado como a instituição de ensino pública com o melhor desempenho no Enem 2024 pelo estado de São Paulo. 

Segundo uma análise realizada pelo jornal O Globo, o Colégio Técnico de Lorena Prof. Nelson Pesciotta (Cotel) apresentou média geral de 681,30 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — referentes às notas individuais. 

Foto: Divulgação/EEL-USP

Ainda, a pontuação dos alunos garante a 10ª posição entre os melhores desempenhos de escolas públicas no Brasil. Ao considerar também escolas privadas, o colégio técnico fica em 27º no estado paulista e em 117º no País. 

A escola em destaque é mantida pela Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da Universidade de São Paulo (USP).

De acordo com o jornal da USP, o Cotel possui 63% dos alunos aprovados em universidades públicas, além de colecionar destaques nas escolas do Vale do Paraíba e região, e diversas medalhas em competições e olimpíadas do conhecimento.

Aulas da escola em campus da USP

As aulas do Cotel para o curso de Ensino Médio e Técnico em Química acontecem na Área I da Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP), onde os estudantes conseguem aproveitar as mesmas instalações que os graduandos.

São inúmeras bibliotecas, laboratórios didáticos, restaurante universitário e áreas de esporte e lazer. Além disso, as aulas são com professores da USP, servidores graduados da EEL e professores efetivos do colégio.

Para entrar na instituição, há um processo seletivo anual em que são oferecidas 40 vagas. Estudantes de escolas públicas têm uma bonificação de 15% na nota final.

Dos 123 alunos frequentam a unidade, 45% estudaram em escolas públicas no Ensino Fundamental e 75% dos alunos estão na faixa de até cinco salários mínimo.

Classificação Indicativa: Livre


TagsUSPeducaçãoEnem

Leia também


Veja qual o limite de renda para poder participar do Minha Casa, Minha Vida


Montadoras se unem contra BYD e alertam Lula: “Empregos em risco”