Política
Publicado em 15/01/2026, às 12h46 Foto: Freepik Érica Sena
Entre as mudanças propostas pelo Ministério dos Transportes para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em 2026 está a regulamentação dos instrutores de trânsito autônomos. A medida permite que candidatos à CNH realizem as aulas práticas de direção com profissionais credenciados pelo Detran, sem a obrigatoriedade de vínculo com uma autoescola.
Segundo o governo federal, a nova modalidade amplia as opções para quem deseja tirar a habilitação e, ao mesmo tempo, cria oportunidades de trabalho para instrutores já formados e para pessoas interessadas em ingressar na área. Para atuar de forma independente, no entanto, é necessário cumprir uma série de exigências legais e concluir um curso de formação específico, como citado pelo site Auto Papo.
Para obter a Carteira de Identificação Profissional, que será disponibilizada gratuitamente no site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o interessado precisa atender a alguns requisitos básicos. Entre eles estão ter, no mínimo, 21 anos, possuir CNH há pelo menos dois anos e não ter cometido infração gravíssima recente nem sofrido cassação da habilitação.
Também é obrigatório ter o ensino médio completo, realizar formação específica em habilidades pedagógicas, om foco em legislação de trânsito e direção segura, e apresentar certificado de curso reconhecido pelo órgão executivo de trânsito.
Além das exigências para os profissionais, os veículos utilizados nas aulas práticas também precisam seguir padrões definidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Motocicletas devem ter até oito anos de fabricação, automóveis até 12 anos e veículos de carga não podem ultrapassar 20 anos. Todos devem estar devidamente identificados como veículos de instrução e atender às normas de segurança.
Após cumprir todas as etapas, o instrutor passa a constar nos registros oficiais do Detran e do Ministério dos Transportes. Assim, os candidatos podem consultar nomes, horários e locais das aulas nos canais oficiais.
De acordo com o Ministério dos Transportes, os instrutores podem ser fiscalizados a qualquer momento, com inspeções destinadas a garantir que as aulas estejam sendo realizadas conforme a legislação vigente.
CNH em SP fica mais barata após limite no preço dos exames; veja quanto custa
Sem esses documentos você pode receber multa e pontos na CNH; confira quais