Política
Publicado em 10/07/2025, às 20h53 A manifestação foi provocada pelo tarifaço do Trump contra o Brasil. - Fotos: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados e Governo do Estado de São Paulo via Wiki Commons Camila Lutfi
O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), criticou fortemente a direita de São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
O discurso aconteceu em live pelo seu Instagram, durante a manifestação desta quinta-feira (10) na Avenida Paulista, que tem como principal pauta a taxação dos super-ricos, o tarifaço de Trump contra o Brasil e o fim da escala 6x1.
Na última quarta-feira (9), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou taxas de 50% sobre produtos brasileiros. Entre os motivos, Trump defendeu que está havendo uma "perseguição política" ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
Durante o ato, Boulos fez um discurso marcado por críticas à elite econômica, confira:
"Nós queremos mandar 3 recados, o primeiro para a Faria Lima e para a direita: o jogo está virando, acabou o tempo em que a gente vai apanhar calado. O segundo recado eu quero mandar para o seu Tarcísio de Freitas, que o ano que vem ele vá pedir voto lá em Miami e não para os trabalhadores de São Paulo. Vá para lá já que está debaixo da saia do Trump. Vá ser governador da Flórida e não de São Paulo. E o terceiro recado é para o Donald Trump, eu não sei falar inglês e não vou passar a vergonha do Bolsonaro, por isso o recado vai em português mesmo: o Brasil não é República das Bananas, o Brasil é dos brasileiros", discursou.
Boulos também defendeu que os manifestantes desta noite são os "verdadeiros patriotas". Mais cedo, ele também definiu como "vergonhosa" a postura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em relação ao tarifaço do governo americano contra o Brasil.
Boulos manda recado para Trump em manifestação: "O Brasil é dos brasileiros"
Ato a favor da taxação de grandes fortunas reúne "verdadeiros patriotas", para Boulos