Política
Publicado em 03/08/2025, às 14h49 Foto: Reprodução/Redes Sociais Fernanda Montanha
Durante a manifestação realizada neste domingo (3) na Avenida Paulista, em São Paulo, o deputado federal Paulo Bilynskyj (PL) fez declarações polêmicas ao atacar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Em meio a um público de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, Bilynskyj estabeleceu uma comparação direta entre o ministro e a facção criminosa PCC.
O parlamentar provocou os manifestantes com uma pergunta:
“Pessoal, quero fazer uma pergunta rápida para vocês. Sabe o que o Alexandre de Moraes tem em comum com o PCC (Primeiro Comando da Capital)?”
Em seguida, respondeu ele mesmo:
“Os dois são sancionados pela Lei Magnitsky.”
O comentário comparando Moraes ao PCC ganhou destaque entre os presentes, que reagiram com aplausos e gritos de apoio ao deputado. A manifestação faz parte da estratégia bolsonarista de pressionar o Supremo e reforçar a narrativa de perseguição política.
A fala faz referência à legislação norte-americana que impede a entrada nos Estados Unidos de pessoas ou organizações consideradas envolvidas em violações de direitos humanos ou corrupção, além de bloquear transações financeiras no país.
Prefeito Ricardo Nunes marca presença em ato bolsonarista na Paulista
“Fora Lula e Moraes”: veja as cidades de SP que terão manifestações em 3 de agosto