Política

Dia da Consciência Negra: quais serviços fecham em São Paulo neste feriado?

Serviços públicos, transporte, saúde e atrações culturais terão horários especiais nos dias 20 e 21 de novembro; veja como se organizar  |  Foto: reprodução/Rovena Rosa/Agência Brasil

Publicado em 20/11/2025, às 10h39   Foto: reprodução/Rovena Rosa/Agência Brasil   Ana Caroline Alves

Celebrado nesta quinta-feira (20), o feriado do Dia da Consciência Negra modifica o funcionamento de diversos serviços no estado de São Paulo. Confira as principais mudanças.

Transporte terá operação diferenciada

A CPTM e o Metrô funcionarão em esquema de feriado na quinta-feira (20). Na CPTM, os intervalos serão equivalentes aos de domingo, enquanto no Metrô a operação seguirá o padrão utilizado em dias de feriado. Na sexta-feira (21), ambas as redes retomam os horários de dia útil.

As estações Corinthians-Itaquera e Artur Alvim terão funcionamento 24 horas entre sexta (21) e segunda (24). 

O que fecha

As unidades presenciais da Sefaz-SP (Secretaria da Fazenda) não funcionarão tanto na quinta quanto na sexta, retomando as atividades apenas na segunda-feira (24). 

O Poupatempo segue com todas as unidades fechadas na quinta. Os atendimentos retornam normalmente na sexta (21) e sábado (22).

Os AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) estarão fechados na quinta (20), de acordo com apuração feita pela CNN Brasil.

No programa Bom Prato, cinco unidades estarão abertas no feriado: 25 de Março, Brás, Limão, São Mateus e Mauá. As demais 71 unidades fixas retomam o funcionamento regular na sexta-feira (21). (Para maiores informações acesse a Agência de Noticias de São Paulo)

Foto: Reprodução/Agência Brasil

O que abre

Os hospitais estaduais funcionarão normalmente para urgências e emergências. Assim como a Defesa Civil e a Sabesp. 

Para quem busca opções culturais no feriado, diversos espaços estarão abertos: Museu Afro Brasil (10h às 17h), Museu do Futebol (9h às 18h), Pinacoteca de São Paulo (10h às 18h) e Museu da Língua Portuguesa (9h às 18h). As bibliotecas BSP e BVL funcionarão das 9h30 às 18h30.

Também abrem o Parque Villa-Lobos de 5h30 às 19h, O Zoológico de São Paulo de 09h as 17h.

Outras opções de lazer contam com apresentações gratuitas do festival Quilombo Groove no CCBB Entre 19 e 27 de novembro. E a Expo Internacional Dia da Consciência Negra, que acontece no Centro Cultural São Paulo, nos dias 19 e 20, com foco em afroempreendedorismo, diversidade e afrofuturismo.

Classificação Indicativa: Livre


TagsferiadoConsciência Negra

Leia também


Shoppings de SP revelam as decorações de Natal mais impressionantes; confira


Dia da Consciência Negra: entenda por que a data virou feriado nacional