Política
Publicado em 24/06/2026, às 19h39 Foto: Gabriela Pessanha/BNews São Paulo Andrezza Souza, Gabriela Pessanha
A expectativa era de reunir milhares de torcedores para acompanhar mais uma partida da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. No entanto, o cenário encontrado no Vale do Anhangabaú nesta quarta-feira (24) foi diferente. Apesar da estrutura montada para receber o público, o espaço registrou movimentação reduzida durante o jogo do Brasil.
A reportagem da BNews São Paulo esteve na região central e constatou que muitos torcedores optaram por acompanhar a partida nos bares da Avenida São João, localizada ao lado do Vale. Em diversos momentos, estabelecimentos da região apresentavam mais público do que a área destinada à transmissão oficial do evento.
O tema ganhou repercussão após uma denúncia publicada nas redes sociais pelo vereador Nabil Bonduki (PT). Segundo o parlamentar, a Prefeitura de São Paulo teria investido cerca de R$ 5 milhões na estrutura montada para a Copa. Em vídeo divulgado no último fim de semana, Bonduki questionou a utilização dos recursos diante da baixa ocupação observada no local.
"O resultado é esse aqui. Domingo à tarde, dia de sol, e não tem ninguém", afirmou o vereador ao mostrar imagens do espaço praticamente vazio.
No Provisório Bar, no Estrela da São João e no Paris Lanchonete, o clima era diferente. Entre cervejas, petiscos e televisores ligados na partida, os torcedores demonstravam preferência pelo ambiente mais descontraído.
Em entrevista à BNews São Paulo, a auxiliar administrativa Adriele Laporta, de 31 anos, contou que escolheu ficar em um dos bares da região em vez de acompanhar a partida dentro da arena.
"Ali dentro tem poucas pessoas e a gente não tem a liberdade ali dentro como a gente tem aqui fora."
Também em entrevista à BNews São Paulo, o aposentado Luiz Manoel, de 63 anos, afirmou que prefere assistir aos jogos da Seleção em locais públicos.
"Adoro assistir aos jogos do Brasil. Tudo no barzinho, em público."
Já Mayla Boliveira, de 28 anos, disse à BNews São Paulo que a escolha teve relação com a praticidade e os preços praticados nos estabelecimentos da região.
"Estou só tomando uma cervejinha, porque é mais barato aqui. Depois eu volto para lá para ver no telão."
Para os comerciantes, o clima pode ter influenciado a baixa presença de público tanto no Vale quanto nos bares.
Em conversa com a BNews São Paulo, Francisco Sobreira, de 42 anos, que trabalha no Paris Lanchonete, afirmou que a movimentação costuma ser maior em dias de temperaturas mais altas.
"Quando tem calor, enche o restaurante inteiro e não tem mesa para o pessoal sentar."
Apesar do movimento abaixo do esperado, ele acredita que os eventos realizados no Anhangabaú beneficiam os estabelecimentos próximos.
"O evento do Vale do Anhangabaú não atrapalha. Ajuda. O pessoal sempre vem. Só ajuda."
A baixa presença de público observada durante os jogos da Copa reacendeu o debate sobre a utilização do Vale do Anhangabaú como palco para grandes eventos. Enquanto a arena conta com telão, estrutura de apoio e programação especial nos dias de jogos do Brasil, parte dos torcedores segue optando pelos bares e estabelecimentos do entorno.
A BNews São Paulo entrou em contato com a Prefeitura de São Paulo para solicitar um posicionamento sobre as críticas feitas pelo vereador Nabil Bonduki, os investimentos realizados na estrutura e a ocupação registrada no espaço durante os jogos da Copa do Mundo. Até a publicação desta reportagem, não houve retorno. O espaço segue aberto para manifestação da administração municipal.
Qual será o placar de Brasil x Escócia? Veja previsão do ChatGPT
Brasil x Escócia: veja provável escalação de Ancelotti para o jogo de hoje (24)