Política
Publicado em 17/06/2025, às 15h38 Emissão do documento pode ser agendada em cada município. - Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Camila Lutfi
O governo federal está, aos poucos, reforçando a substituição da carteira de identidade, conhecida como RG (Registro Geral). Agora, os cidadãos devem emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN) que possui número único nacional, o CPF.
O novo modelo será obrigatório em todo o país a partir de 2032, mas a mudança já pode ser feita. Além disso, quem possui o documento antigo perto do vencimento, o RG não poderá mais ser emitido, apenas o CIN.
Segundo o governo, a CIN integra os dados de identificação do cidadão de forma segura e estabelece um fluxo nacional em tempo real para todos os órgãos de identificação, com redução das fraudes e custos para sociedade, estabelecendo confiança e provendo a integridade dos dados de identificação. Tudo em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados.
Ainda, a nova carteira é uma porta de entrada para serviços públicos e benefícios sociais. Assim como o RG, ela terá 10 anos de validade para brasileiros entre 12 e 60 anos e 5 para quem possui de 0 a 12 anos, mas não há validade estabelecida para maiores de 60 anos.
Entre as inovações incorporadas pela CIN está a inclusão do QR Code, que apresenta a opção de checagem fácil e confiável pela Segurança Pública e por unidades de atendimentos públicos e privados, além da inclusão de uma área específica no documento da Machine Readable Zone (MRZ), com possibilidade de utilização como documento de viagem, desde que haja acordo entre países. Além disso, a nova Carteira de Identidade Nacional também é digital e está no aplicativo GOV.BR.
A emissão do documento pode ser agendada nos Institutos de Identificação dos Estados e do Distrito Federal. Para isso, é necessário que as pessoas levem as suas certidões de nascimento/casamento para a emissão da CIN.
Em São Paulo, por exemplo, pode ser realizado por meio de unidades do Poupatempo. Confira os links para agendamento da CIN aqui.
Pagamentos do Bolsa Família contam com "valor extra" em junho; veja
Brasil vai trocar ônibus por trem em 6 rotas: veja onde os trilhos serão reativados