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Metrô de SP terá operação 24h aos sábados a partir deste fim de semana; confira

Projeto piloto começa na madrugada deste sábado (6) e deve seguir até fevereiro de 2026.  |  Foto:Reprodução/Divulgação

Publicado em 05/12/2025, às 13h43   Foto:Reprodução/Divulgação   Érica Sena

As quatro linhas operadas diretamente pelo Metrô de São Paulo, Azul (1), Verde (2), Vermelha (3) e Prata (15), passam a funcionar de forma ininterrupta aos sábados.

A ampliação começa já na virada deste sábado (6) para domingo (7) e, inicialmente, tem caráter experimental até fevereiro de 2026.

Como vai funcionar a operação

Com a novidade, as estações dessas quatro linhas permanecerão abertas durante toda a madrugada de sábado para domingo. A medida vale todos os fins de semana enquanto durar a fase de testes, como citado pela CNN Brasil.

Apesar da ampliação de horário, não haverá integração com linhas concedidas ou com trens da CPTM, que permanecem fechados durante a madrugada.

Entre 0h e 4h40, os trens circularão com intervalos que variam de 20 a 30 minutos. Na Linha 2-Verde, em trechos específicos (Vila Madalena–Clínicas e Sacomã–Vila Prudente), o percurso será feito em via única, operando nos dois sentidos. Nos demais trechos da Verde, além das linhas Azul e Vermelha, será mantida operação com vias duplas.

Linha prata terá exceção no início

Neste primeiro fim de semana, a Linha 15-Prata não terá circulação de trens no horário estendido. O atendimento será feito por ônibus gratuito do sistema Paese devido a testes com veículos da nova frota. Após a avaliação inicial, a operação ferroviária poderá ser retomada e ajustada conforme demanda.

pagamento e acesso Durante a madrugada, as bilheterias estarão fechadas. O acesso será feito exclusivamente por pagamento por aproximação, usando cartões físicos de crédito ou débito nas linhas Azul e Vermelha. Ao longo de dezembro, o recurso será ampliado para as linhas Verde e Prata.

A iniciativa atende a uma reivindicação recorrente de passageiros e turistas que circulam pela capital durante a madrugada. Segundo o Metrô, a fase experimental servirá para medir demanda, custos e impactos operacionais antes de uma possível adoção definitiva do serviço.

Classificação Indicativa: Livre


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