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Metrô de São Paulo inicia testes para aceitar cartões de débito e crédito; entenda

Foto: Divulgação/ MetrôSP
Tecnologia de aproximação estreia nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha e deve ser expandida em dezembro; objetivo é facilitar o embarque e medir a adesão do público.  |   BNews SP - Divulgação Foto: Divulgação/ MetrôSP


O Metrô de São Paulo começou, nesta segunda-feira (1º/12), a testar o uso de cartões de débito e crédito diretamente nas catracas das linhas 1-Azul e 3-Vermelha. A funcionalidade, que utiliza a tecnologia de pagamento por aproximação, faz parte de um projeto piloto com duração inicial de seis meses.

A depender dos resultados, a fase experimental pode ser prorrogada, como citado pelo site Metrópoles.

Novo modelo de cobrança começa a operar

A proposta é simplificar o acesso dos passageiros, permitindo que a tarifa seja paga no momento da entrada, sem necessidade de bilhetes físicos ou recarga prévia. De acordo com o Metrô, o teste também deve ajudar a identificar ajustes operacionais e avaliar a receptividade do público.

expansão prevista para dezembro

Ao longo de dezembro, o recurso será estendido para as linhas 2-Verde e 15-Prata. Serão aceitos cartões habilitados para aproximação das bandeiras Mastercard, Visa e Elo. A empresa ressalta, porém, que ainda não será possível utilizar cartões virtuais em celulares ou smartwatches, apenas cartões físicos funcionarão.

Durante o piloto, cada cartão poderá ser usado para pagar apenas uma passagem por vez. Após o uso, é necessário aguardar 30 minutos para utilizá-lo novamente em qualquer catraca. Esse intervalo poderá ser reduzido conforme o andamento da avaliação.

Cada estação terá ao menos uma catraca dedicada exclusivamente ao novo método de pagamento. Nas unidades com maior fluxo, funcionários identificados estarão presentes para orientar o público.

Outro ponto importante é que não será possível escolher, na hora, se a cobrança será feita no débito ou crédito: o sistema seguirá a função previamente definida pelo banco emissor.

Estações incluídas no projeto

As linhas 1-Azul e 3-Vermelha já contam com a tecnologia em estações como Tucuruvi, Santana, Luz, Paraíso, Palmeiras-Barra Funda, República, Tatuapé e Corinthians-Itaquera, entre várias outras.

Ainda em dezembro, entram na lista estações da linha 2-Verde, como Vila Madalena, Chácara Klabin e Tamanduateí e da linha 15-Prata, incluindo São Lucas, Sapopemba e Jardim Colonial.

Classificação Indicativa: Livre

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